quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

EMIRATES - OD, AD, FI - COMO TUDO COMEÇOU.

UM POUCO DE HISTÓRIA (Minha história)

Bem, essa coisa toda de ser comissário de bordo começou na minha vida quando eu tinha uns 16anos e estava fazendo um pequeno musical chamado "A moreninha". Eu tinha sido chamado pelo diretor, pois eu o tinha conhecido em algum lugar - que não me lembro onde. E no elenco desse musical tinha uma moça que era comissária da TAM. Assim, ela não tinha aquela cara de comissária que muitas das nossas amiguinhas da passarela tem, mas, ela era. Comecei a perguntar coisas sobre o trabalho dela e tal, e fiquei encantado com todas as vantagens de se trabalhar como comissário. O musical nunca chegou a estrear, mas alguma utilidade aquilo tudo teria na minha vida, e eu só descobri muito tempo depois.

O tempo passou e, quado eu estava com 20 anos, tinha dificuldades em encontrar estágio por conta do período no qual fazia faculdade - na época era de tarde - mas, um dia, minha irmã mais velha veio com a noticia de que a TAM estava contratando pessoas pro call center e atendimento internacional. Eu não fui a pessoa mais feliz do mundo quando fiquei sabendo disso, porque nunca tive interesse em trabalhar com telemarketing mas, como os horários batiam com o que tinha disponível aceitei. Comecei a ter contato com toda aquela rotina de informações de viagens e itinerários, e depois de 6 meses veio a tão sonhada LIBERAÇÃO DO SISTEMA DE CONCESSÃO DE PASSAGENS. É muito incrível comprar passagens com 92% de desconto, ou seja, ida-e-volta pra Buenos Aires, em classe executiva, por R$180,00 (na época). Eu viajei bastante... bastante mesmo!

Eis que começou a surgir uma paixão por essa coisa toda de voar. O céu é muito lindo! A ideia de subir numa máquina e ela voar é algo incrível! Me apaixonei por voar e viajar e, a parti daí, nunca mais quis parar.

Enquanto isso... o prédio da TAM mudou da Rua Vergueiro, onde era quando eu entrei no call center, para a Rua Augusta, esquina com a Alameda Santos (onde tem, ainda hoje, a TAM VIAGENS). Isso significava que ficaria muito mais fácil pra eu ir á pé do Mackenzie, onde estudava, até o trabalho. Nessas alturas eu já estava fazendo outras coisas, como atender web chat (um serviço pra clientes fidelidade azul e vermelho), Fale com o presidente (ombudsman) e fila ( que trabalha com relocação de passageiros por conta de overbooking e oversale).

Eis que um dia, quando caminha entre a faculdade e o trabalho, resolvi ir desde o começo pela Rua Augusta. Passando por umas casas velhas, eu encontrei o Centro Cultural Árabe Sírio de São Paulo, que oferece cursos de árabe de graça. Eu sempre amei línguas, e nessa época já estudava inglês e francês. Não tive dúvidas, e um tempo depois lá estava eu no árabe também! Engraçado, porque desde pequeno eu sempre quis escrever em árabe - tenho uns rabiscos guardados até hoje - e de repente, pude realizar esse desejo sem pagar nada e ainda no meio do caminho entre faculdade e trabalho.

Daí, estava eu um dia trabalhando... naquelas, com um folheto em árabe na mão tentando entender, enquanto digitava uma mensagem pra um passageiro, quando um dos meus supervisores achou interessante eu aprender árabe e sugeriu que eu devia tentar trabalhar na EMIRATES. Pronto, dois minutos depois lá estava eu no nosso sistema operacional, o SABRE, caçando vôos da EK (sigla da Emirates) e vendo pra onde eles voavam. Me interessei muito pelo que ele havia me contado, que eles faziam seleção no Brasil e tal, e que não precisava fazer curso de comissário pra trabalhar com eles. Só falar inglês já basta.


(Adoro essa imagem de Dubai, com um avião da EK. É meu papel de parede)


Mas, a vida dá umas voltas e, alguns meses depois, eu já tinha saído da TAM e trancado a faculdade pra fazer um musical chamado "Planeta água". No final desse mesmo ano (2009) eu fui pra Europa com duas amigas - viajando de TAM - e, quando voltei, fui labutar como assistente da diretora Maiza Tempesta no curso de musicais TeenBroadway, onde conheci uma pessoa que depois me indicou para fazer o musical Avenida Q, onde acabei sendo protagonista. Imagina, uma pessoa de 21 anos como protagonista de musical da Broadway!? Eu tava nas nuvens, ou melhor, ainda não.

Em agosto de 2010, meu grande amigo Paulo, que trabalhou comigo na TAM mas, nessas alturas já estava na American Airlines num outro setor, me chamou pra acompanhá-lo no processo seletivo da Emirates aqui no Brasil. Até então, eu nem sabia como funcionava tudo direito, mas, tinha aquela vontadezinha de ver como era. Eu estava no meio da turnê do Avenida Q e a primeira fase do processo seletivo seria justamente num dia em que teria apresentação. Então, disse pro Paulo que não seria daquela vez... mas, alguns dias depois, a apresentação simplesmente foi remarcada para duas semana depois, ou seja, daria certinho pra eu ir no Open day - primeira fase do processo seletivo.

E eu acabei indo, mais pra acompanhá-lo do que qualquer outra coisa. Ele é super competente, bem afeiçoado, fazia curso de comissário, tinha começado a faculdade de aviação cívil, já morou nos EUA e na época era, de quebra, coordenador pedagógico de uma unidade do Yazigi; então... é, ele tem perfil pra ser comissário. Eu, em compensação ... fim-fon-fum... era só simpático! Meu inglês ainda era intermediário e eu havia parado de fazer árabe e francês por conta da rotina louca do musical.

E, bem, só pra simplificar a conversa... eu fui até a fase final. Loucura, né!? Acho que era pra ser. Não cheguei a ser contratado, mas, hoje considero essa a minha meta. Fiz o curso de comissário de bordo na escola Flight Brasil, aqui em São Paulo, só pra ter um diferencia; terminei o inglês e me dedico muito a estudar, ver videos relacionados e aperfeiçoar meu inglês. Vou, nos próximos posts dividir com vocês algumas das minhas experiências em todas as fases do processo seletivo que fiz em 2010, e colocá-los á par das coisas que estão acontecendo desse processo seletivo de 2012, onde estou também participando.

É isso! Vamos voar...

3 comentários:

  1. Olaaaa, gostei muito do seu blog, tirei varias duvidas com seus posts, alem de vc ter um jeito engracado de contar as coisas rs, enfim tenho so uma duvida, onde mando meu CV para possiveis chamdas de entrevistas??? obrigada bjos (se possivel pode me mandar a resposta no meu e-mail kakau_gregorio@hotmail.com) mtu obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cláudia, você diz mandar o CV pro processo seletivo da Emirates ou outras empresas?Se for da Emirates, você não precisa mandar o CV pra nenhum lugar... e só legal junto com você quando for participar do Open Day. De outras empresas você se cadastra diretamente no site deles, ou através de portais específicos que elas (TAM, GOL e outras)colocam dentro do site VAGAS.COM.

    Obrigado pelo comentário!
    E boa sorte...

    ResponderExcluir
  3. Olá Roberto, adorei seu post. Muito bom mesmo. Parabéns! É meu sonho e meta atual entrar para Emirates, empresa pela qual me apaixonei desde o momento em que a conheci. Fiz curso de comissária em 2008, mas até agora não conegui uma colocação, mas n desisti. Amo voar e descobri minha verdadeira vocação na aviação. Este ano vou fazer a seleção na Emirates e seja o que Deus quiser. boa sorte para nós.
    Carolina Ferrara

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Então comente! Diga o que quer saber, o que quer ver para eu colocar aqui no blog.