segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

2º Parte: ARGENTINA (Mendoza)

A segunda parte dessa viagem é a parte dos nosso hermanos argentinos... lá vamos nós!

ARGENTINA

DINHEIRO
Na argentina eles usam o peso argentino. Nenhuma novidade... em média, a cotação é de 2 pesos argentinos pra 1 real brasileiro. Dependendo das variações cambiais você consegue umas maravilhas de cotação, do tipo R$0,43 por peso. A argentina faz a gente parecer tão rico! Tem muita coisa interessante de se comprar lá, exceto eletroeletrônicos quem empatam no quesito absurdo de preço com os nossos. Se for de avião pelo aeroporto Min. Ezeiza, deixe pra trocar seus reais por pesos na agência do Banco de la Nacion que tem logo depois da esteira de bagagens. Vale muuuuito a pena!

COMO CHEGAR
Pra ir até Mendoza saindo de Buenos Aires, você pode optar por fazer o trajeto de ônibus (demora 2 dias) ou de avião (demora umas 4 horas). Porém, Mendoza fica geograficamente mais próximo de Santiago no Chile, e nós fizemos o trajeto de ônibus em 6 horas. Podiamos até ter ido de avião, mas, eu li que o passeio em sí era lindo... e é mesmo! O ônibus vai passando no meio da cordilheira dos andes, cruzando os vales nevados e passando por lugares de tirar o fôlego. Daí, resolvemos ir e voltar de ônibus - fomos de noite e voltamos durante o dia, pra poder ver o trajeto todo. No meio do caminho o ônibus para no porto de imigração e alfândega entre Chile e Argentina, e você tem que descer para passar nos guichês e conseguir os devidos vistos. Eles também passam toda a bagagem pelo raio X, e é normal dar alguma "propina" (gorjeta) para os carregadores que tiram e colocam as malas no seu ônibus. Eu fui pela empresa CATA, que vende passagens entre esses dois pontos por cerca de AR$ 190,00 por trecho da viagem, uns R$ 95,00. Vale a pena comprar as passagens aqui no Brasil, porque lá nem sempre tem pra vender na hora. O site é http://www.catainternacional.com/

COMIDA
Argentina: papas fritas, carne, alfajor e suco de pomelo... é a dieta básica! Outro lugar onde se come muitaaaaa proteína. Um dia, nós fomos jantar e pedimos um prato de "milanesa de pollo" (frango á milanesa) e o que veio foi um filé GIGANTE de frango, mas muito grande mesmo, quase um palmo e meio, acompanhado de uma mini-porção de "papas fritas" (batata frita). É assim o é sempre. Quer comer carne? Então coooooome carne condenado! Eu pedi uma pasta lá com molho branco que também adorei, pois por cima do molho branco eles regam bastante azeite e tacam salsinha - fica divino! O suco de pomelo também é muito interessante ... pomelo é a toranja ou grapefruit, meio amarguinha, mas muito gostosa. Consideremos também as maravilhas dos alfajores da Havanna (quando for pronunciar em espanhol, diga "alfarrôr de Abánna") que são muito gostosos e baratos. Aqui em São Paulo, casa um custa quase R$5,00. Lá custa $4,50 pesos cada, uns 2 reais e pouco.

Agora um adendo: não sei se fisiologicamente as pessoas tem necessidades diferentes quanto ás caracteristicas da água que bebem, mas, pra mim, a água da Argentina não mata a sede!!! Pelo contrário, ela tem uma característica que parece que dar mais sede ainda. Então, minha dica é: tome sucos ou refrigerantes ... sucos engordam menos! Ficaadica#

HOTEL
3º e 4º noites - Já estavamos em Mendoza, e ficamos no Hotel Provincial. Ele fica bem no centro da cidade e permite fácil acesso pra tudo. Quando chegamos todos foram educados com a gente e também deixaram que guardassemos nossa bagagem na sala de custódia, já que tinhamos chegado as 5h da manhã e a diária só se iniciava as 14h; e teriamos um passeio de dia todo. O Hotel tem um café da manhã bem gostosinho e uma piscina aquecida ótima. Porém... tivemos problemas! O quarto é um ovo, o chão estava sempre empoeirado - porque Mendoza tem muita poeira em geral, mas, esperava que limpassem os quartos - e acabamos pagando mais do que estava combinado na reserva. Em reais, nossa reserva daria um total de R$265 por duas noites. Mas, lá nós pagamos $ 630 pesos - equivalentes a R$315. E, algumas das opções de lazer que foram vendidas como "inclusas" na diária teriam de ser pagas á parte, como saúna e hidromassagem. Eu, em sã consciência não pagaria o que tive de pagar pra ficar num hotel sem as coisas que eles tinhas oferecido. Iriamos procurar um lugar mais barato, mas, já estavamos lá, né!?

PASSEIOS
Mendoza é uma cidade super simpática. Ela fica no meio do deserto (literalmente) mas, graças a um sistema super interessante de irrigação através de canaletas que passam ao lado das calçadas, ela se torna uma cidade arborizada e super convidativa para passeios nas suas praças e parques.

PARQUE SAN MARTIN
Só pra constar, SAN MARTIN NÃO FOI UM SANTO. Ele foi um mártir revolucionário que guiou um grande grupo na revolução para a libertação da America Espanhola, e esse grupo, se não me engano, atravessou de Mendoza até Santiago através da cordilheira (que é um trecho gelado pra caramba!!!). Mas, voltando ao turismo banal, fora as praças que podem ser visitadas por lá, tem também o parque San Martin, que é super arborizado, tem pistas de cooper, lago com pedalinhos e varias coisas bonitinhas pra fazer lá dendro.

VEJA OUTROS PONTOS INTERESSANTES DENTRO DA CIDADE DE MENDOZA:

PASSEIOS PARA FORA DA CIDADE

ALTA MONTAÑA
É um passeio que faz um circuito de um dia inteiro, das 7h ás 19h, passando por vários pontos turísticos interessantes, inclusive um ponto bem alto próximo á fronteira com o Chile. Ele passa pela ponte Inca, que é uma ponte esculpida na pedra naturalmente, com uma pitoresca igrejinha ao lado. Passa por um grande deserto, cercado por paredões de rocha de mais de 40 metros de altura e, num repente, você está num ambiente de neve, cercado por uma paisagem branca, visitando as estações de esqui de Penitentes,Uspallata e Potrerillos. Na estação de Penitentes há um teleférico que sobre MUITO alto e custa em torno de R$ 25,00. Fiz esse passeio com a Mayas Viajes y Turismo. Comprei o pacote pela internet e agendei tudo pelo e-mail:mayasevt@yahoo.com.ar. Passei os dados do meu hotel e eles passam lá de van e GRITAM pelo seu nome no hall, daí, você paga na hora mesmo, pra guia da excursão. O custo foi de AR $130,00 por pessoa, cerca de R$65,00. VALE MUITO A PENA! O passeio é lindo, e os guias sabem explicar bem sobre o trajeto.

Circuito Alta Montaña, Mendoza

TERMAS DE CACHEUTA
Esse é um parque de águas termais também bem interessante de se visitar. Tem varias fontes de águas quentes e piscinas borbulhantes. O local em si também é bem legal. Eu optei pelo acesso ao parque de água termal, e comprei o pacote com a Mayas Viajes e Turismo também. Paguei AR$ 75, cerca de R$ 33,00. Se eu fosse hoje, teria optado pelo pacote com o dia todo no spa, que incluia massagens e banhos de lama, isso custaria AR $255, cerca de R$ 125,oo. Funcionou no mesmo esquema, eles pegam e depois levam ao hotel, GRITANDO por você na recepção.
Dá pra ir pra lá por conta própria também. É só ir até a rodoviária de Mendoza e procurar a empresa de ônibus Uspallata, que tem ônibus até Cacheúta - as termas ficam na frente do ponto final, e o ingresso é vendido na porta por cerca de AR$ 40,00.http://www.termascacheuta.com/tarifas.php?zon=parque

PS: Caros coleguinhas, eu recomendo que antes de visitar algum dos pontos turísticos que citei nessa postagem você primeiro busque informações atualizadas sobre valores, horários de funcionamento e disponibilidade das atrações para evitar frustrações ou programações equivocadas que prejudiquem sua diversão e o aproveitamento da viagem. Falo isso porque eu confiei em valores e outras informações que vi pela internet e acabei tendo algumas surpresas. Seja precavido e aproveite o melhor que cada viagem pode te oferecer!

Obrigado pela visita, e tenha uma ótima viagem!