domingo, 17 de março de 2013

PROCESSO SELETIVO (Open Day)

Essa postagem fala sobre a primeira fase do processo seletivo para comissários de bordo da Emirates, feito em três etapas: open day, assessment day e final interview. Se quer saber mais sobre open days anteriores, clique AQUI. Se quer saber mais sobre o assessment day, clique AQUI. Se quiser saber mais sobre a final interview, clique AQUI. Se quer saber mais sobre as formigas saúva, clique AQUI. He-he-he ... se não quer saber de nada, vá lavar um tapete e ocupar essa mente, oxê!


A VOLTA DOS QUE AINDA NÃO FORAM

Nesse último sábado, dia 16 de março de 2013, fui ao Open Day da Emirates realizado no hotel Bourbon Convention, em São Paulo. Mas, dessa vez numa situação mais "feliz": como candidato aprovado, futuro comissário, em vias de embarcar para Dubai.


(Marcelo, Rejane, Lukas, "me" e Patricia)

Fomos nós, o Lukas e eu, para ver novamente o processo seletivo, nos apresentar pra galera e para dar uma forcinha para o pessoal da Fly Right (Rejane, Marcelo e Patricia) que comanda e organiza a seleção de comissários aqui no Brasil. Aliás, aproveito a oportunidade pra deixar claro que eu não trabalho pra Fly Right, não tenho nada a ver com o processo seletivo da Emirates nem trabalho pra ninguém que tenha. Todas as informações desse blog são "minhas impressões" sobre o que vejo e ouço sobre o processo seletivo e tem o intuito de dar uma luz, na medida do possível, para a galera se nortear no processo seletivo. Não conheço a formula mágica para a seleção no processo seletivo nem sei direito os critérios que eles usam. Quaisquer dicas são só dicas, não são regras e nem fórmulas. Combinado? Tá bom? Então tá bom...

(as pessoas esperando o chamado para as entrevistas)

Como de costume, havia muita gente para participar do processo seletivo, mas, a ordem de chegada não é relevante. É sempre bom chegar no horário, né meu Brasil!? O horário da seleção varia de local pra local, então fique de olho pra não se atrasar. Coloque um milhão de alarmes se precisar, mas não se atrase. Comissários de bordo não se atrasam (cof cof). Acompanhe os requisitos de cada processo seletivo, datas e horários através do site da FLY RIGHT. Eu acho super válido chegar bem  antes, pra ir se integrando "cos coléga" e já ir aquecendo o inglês, que vai ser a língua oficial do seu dia. Não, eles não vão falar nada em português. Não, não insista!

Antes de comparecer ao Open Day (no Brasil) é preciso se cadastrar no site da Fly right e preencher um "registration form". Depois disso, você receberá um e-mail com suas informações para login no site e terá acesso à "member área", onde deve selecionar o evento ao qual quer participar. Eles enviarão um e-mail informando tudo o que é preciso levar no processo seletivo e confirmarão local e data.

Nessa fase eles pedirão:
- Currículo em inglês atualizado.
- Formulário de cadastro no site da Emirates (se ainda não tiver preenchido, cadastre-se AQUI)
- 2 fotos - tamanho de passaporte (5cm X 7cm) - normal, qualquer lugar faz esse tamanho de foto!



(Essa foi a foto que usei na minha seleção em 2012. Cabeçudo!)

Minhas fotos eu fiz no estúdio SANJER. Lá eles já sabem direitinho o padrão de fotos que a Emirates pede e a Marli dá total suporte e dicas de como se vestir, e ainda faz aqueles ajustes marotos pra que pareçamos "melhoradinhos" nas fotos. Ó photoshop, criador de ilusões. Esse estúdio é, inclusive, referência internacional de como as fotos para o processo da Emirates tem que ser tiradas. As fotos são boas pros processos seletivos das companhias nacionais também, e pra quaisquer fotos de currículo ou fotos profissionais.

Nessas fotos, você tem que estar vestido com roupa social: meninos de terno e meninas "à la glamourosa", preferencialmente de saia (não é mini-saia do funk!) e blazer, com coque no cabelo ou outro tipo de penteado formal, arrumado e que te deixe com cara de gente séria. É dessa mesma forma que você deve se vestir pra ir no Open Day. É roupa social mesmo! Evite "sapatênis", camisa sem gravata, cabelo "acordei e vim assim", sabe!? Mulheres, evitem excesso de maquiagem, sombra azul (meu, isso é pedrada!), excesso de blush que te deixe parecida com alguém que tomou duas chineladas na cara, ou qualquer outro tipo de item de vestuário ou maquiagem que te deixe parecida com a Valesca popozuda. Temos que evitar essas coisas que depõem contra nossa imagem, sabe!? E, os que usam óculos, se forem adeptos as lentes de contato, deem preferência a elas. Os óculos também são aceitos, mas eles tem que ser num estilo conservador. Se seus óculos forem muito chamativos ou coloridos, de preferência às lentes.


COMO TUDO ACONTECE

Pontualmente os candidatos serão convidados a entrar na sala de eventos onde acontecerá uma apresentação sobre Dubai, a Emirates, o salário, benefícios e por fim serão apresentados alguns vídeos sobre a empresa e a ocupação de comissário. Se você tiver perguntas sobre qualquer coisa, faça somente nos momentos apropriados onde for feito um adendo pra perguntas e respostas. Evite se alongar com temas desnecessários! Poupe o tempo dos recrutadores que terão MUITA coisa pra fazer. É mais educado levantar a mão e aguardar que seja oferecido o direito de perguntar, só pra evitar que a coisa vire uma feira.

Depois disso, pedem pra que todos saiam da sala e eles começam a organizar o espaço para as próximas etapas. Pessoas com compromissos inadiáveis, voos de retorno já agendados, necessidade de retornar ao trabalho e outros compromissos importantes tem preferência na ordem das entrevistas. Mas, vamos combinar que "ir pra festa", "sair cás amiga" e "tô com sono, quero ir dormir" não são prioridades validas; aguente firme na fila e espere por sua vez de mostrar seu potencial. Também é de bom tom que os homens cedam prioridade para as mulheres, que vão estar em pé, usando saltos inimaginavelmente altos por varias horas e com os joanetes gritando SOCORRO!

  Então eles começam a chamar as pessoas em grupos ou individualmente para fazer entrevistas rápidas onde eles perguntam coisas como "porque você quer trabalhar na Emirates", "Me fale sobre seu ultimo emprego", "Você está disposto a deixar tudo aqui e ir pra Dubai?", "cite 3 qualidades e 3 defeitos seus", coisas desse tipo. As perguntas servem pra o conhecer melhor e saber se você é mala aberta extrovertido ou mala fechada tímido. Bitch, please - não me faça a pessoa acanhada! Eles também querem te ouvir falando inglês, pra saber se seu sotaque é compreensível e se você se expressa bem.


TESTE DE ALTURA

É feito também um teste de alcance (reach test), onde você tem de conseguir alcançar um papel colocado a 212cm de altura do chão, sem sapatos - pode ser na ponta dos pés. Isso porque há contêineres nas galleys dos aviões e equipamentos de segurança que podem estar nessa altura e precisam ser alcançados por todos. DICA# Faça esse teste em casa se você for  um anão verticalmente desfavorecido (eu fazendo o "politicamente correto") porque isso também reprova. Se for o caso, se alongue por alguns dias antes do processo seletivo, pois isso pode te ajudar a se esticar e alcançar 1 ou 2 centimilímetros a mais.


APARELHO NOS DENTES

Também não pode estar usando aparelho nos dentes. Eles provavelmente recomendarão que você tente novamente quando terminar seu tratamento ou que os remova se quiser mesmo entrar na empresa. Não adianta ser o aparelho transparente, ou aquele que é por trás do dente. Não pode! Próteses são aceitas à medida que sejam extremamente naturais.


TATUAGENS E CICATRIZES

Também é perguntado se a pessoa tem tatuagens ou cicatrizes que possam aparecer enquanto estivesse usando uniforme (Ex.: braços, mãos, nuca, pernas, pés, etc) sendo que há diferentes padrões pra homens e mulheres, de acordo com as diferenças dos uniformes. As tatuagens e cicatrizes não podem aparecer nas áreas em branco da imagem abaixo. Também não é permitido usar bandagens ou maquiagens pra escondê-las. Caso tenha tatuagens nas zonas em branco, eles até perguntam se você quer remover a tatuagem, ou se está em tratamento pra remoção, mas, qualquer coisa fora dos padrões por eles estipulados é terminantemente proibido e eliminatório.

Essa é uma das dúvidas mais frequentes das pessoas aqui no blog. Me perguntam: "tenho um dragão pequeno no pé, posso participar?", "Tenho uma tatuagem no pulso, posso esconder?", "Minha tatuagem é no ombro, vai aparecer?".  Galera, por gentileza, olhe BEM para a imagem à seguir e veja se a sua tatuagem está na área branca. Se estiver NÃO PODE! Não adianta insistir. Caso tenha alguma dúvida sobre algum caso específico, por gentileza, pergunte diretamente pra equipe da Fly Right.

Quanto às cicatrizes, se elas forem em locais aparentes como rosto, mãos, pescoço e colo (para as mulheres) você pode ter problemas. Se for nas pernas ou pés e a meia calça cobrir completamente, tudo bem. Novamente, caso tenha alguma dúvida sobre algum caso específico, por gentileza, pergunte diretamente pra equipe da Fly Right.



REDAÇÃO E DINÂMICA

Há casos em que eles pedem pra pessoa fazer uma redação com um tema que eles escolhem no dia, variando entre coisas sobre sua vida e assuntos gerais. Há casos em que eles pedem pra ler um trecho de um texto falando sobre Dubai ou sobre a Emirates, pra ver como é sua leitura em inglês e, mais uma vez, testar seu potencial em comunicar-se com grupos de pessoas. Fazer ou não algum destes testes-extra não significa que a pessoa será aprovada ou rejeitada, significa apenas que eles querem se aprofundar em algum parâmetro de avaliação pra se certificar de que você é o cara ou a mina, ou não.

Geralmente há ainda uma dinâmica em grupo. Uma amiga me disse que a dinâmica dela consistia em apresentar a pessoa que estava sentada ao lado (como se fosse uma prévia do que estaria por vir no assessment day). Já outra, me disse que eles tinham que inventar uma nova utilidade para um objeto qualquer - no caso dela, era uma régua. Novamente, eles querem ver sua capacidade de comunicação e interação com o grupo. Deixe os outros se expressarem também e procure ser "divertido" na sua descrição. Senso de humor e capacidade de encantar as pessoas são boas características para comissários.


O CORPO FALA

Preste atenção também à sua postura física, caro coleguinha: o corpo fala e sua leitura é bem clara. Evite ficar de pernas e braços cruzados enquanto fala com as pessoas, pois isso pode demonstrar desconforto. Cruzar os braços enquanto alguém fala demonstra rejeição ao ponto de vista do outro e desinteresse. Ficar apertando uma mão contra a outra demonstra ansiedade e desconforto em uma situação. Quando se sentar em uma roda, seus pés apontarão para onde estiver sua atenção: se eles apontam para a porta significa que você quer ir embora (exceto se você já estiver sentado de frente para a porta). O corpo inclinado pra trás pode demonstrar que você está à vontade, mas, se junto a isso os pés ou os braços estiverem cruzados, novamente, significa rejeição às ideias discutidas. O tronco ereto ou suavemente inclinado pra frente indica o desejo de prestar atenção ao que o outro está falando.

Claro que, as vezes cruzamos as pernas apenas para descansar de uma determinada posição ou no caso das meninas, pra não mostrar a roupa intima. Nesses casos, o nosso corpo se comporta de outra forma, dando outros sinais de que essa é só uma posição de conforto, então, não se moleste nem tente agir como um robô. Apenas se policie quanto a algumas posturas realmente negativas. As mão devem ficar preferencialmente relaxadas junto ao corpo ou pousadas sobre as coxas enquanto estivermos sentados. Enquanto falamos, devemos evitar excesso de gesticulação e é interessante manter os dedos das mãos juntos sempre que possível, além das mãos na altura do umbigo ou na lateral do corpo enquanto estivermos de pé.


(Depois de horas de espera, a gente fica MAD. Eu, Milena e Lukas)

Eles ainda podem fazer mais perguntas sobre diversos assuntos, pra saber se você se enquadra nos padrões que eles procuram. Então, relax and take it easy! Mostre que você é o que eles procuram, sorria como se não houvesse amanhã e controle-se pra não mostrar sinais de cansaço ou desgaste. O processo seletivo pode demorar muitas horas, então, se perguntarem se você está cansado a resposta é NÃO! Lembre-se que a Emirates tem voos de mais de 15 horas, e o comissário tem que ter pilha pra durar por todo esse tempo. Dale tomar uns energéticos aí pra ficar ligado que nem aquele coelhinho da duracell. Leve snacks pra comer durante a espera e, quando necessário, vá no banheiro dar um tapinha no visual.


A RESPOSTA

Normalmente as respostas sobre essa fase do processo, pra quem o faz no Brasil, ficam disponíveis no site da Fly Right depois Open Day. Outros, em outros lugares recebem a resposta via e-mail depois de alguns dias. Quantos dias? Depende. Geralmente os selecionadores falam direitinho sobre isso com cada candidato. Mesmo os não aprovados geralmente são notificados; e os aprovados já recebem a data da próxima fase do processo seletivo no portal da Fly Right ou na forma de convite por e-mail para comparecer ao assessment day.


FEEDBACK

Se a pessoa não é aprovada, há como obter um feedback? Geralmente, não. Eles apenas dão feedback negativo na hora para aqueles que não falam inglês ou que não tem a idade mínima de 21 anos, para que  a pessoa saiba o que a reprovou e já convidá-los para tentar novamente no futuro. Antes de reaplicar  para participar novamente do open day é preciso esperar 3 meses.


É isso aí... vamos voar.
Boa sorte pra todos!



66 comentários:

  1. Oi Roberto!
    Fiz o OD ontem e passei pro AD, porém só em Junho. Agora é aproveitar o tempo pra estudar mais e mais inglês né?!
    Boa sorte no embarque!!!
    O bom de você e o Lukas estarem lá foi mostrar que não é tão impossível como parece!
    Ah, parabéns e obrigada pelo blog, realmente ajuda muito!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola "unknow" kkk...

      Obrigado pelo seu comentário e muita sorte no AD!
      Encante os selecionadores...

      = )

      Excluir
  2. Oi Roberto! Te vi no OD, quase fui pedir um autógrafo, hahaha...porque já acompanho seu blog há alguns meses, mas como você tava "busy" e eu participei do primeiro grupo de entrevistas, acabei saindo rápido de lá (por volta das 10:40). Alcancei a altura mínima para mulher nos 212 cm, estava trajada como manda o figurino, consegui demostrar minha fluência no inglês, possuo os demais pré requisitos relacionados a tattoo e IMC, mas acho que assutei a Rejane quando ela viu meu currículo. Sou engenheira formada pela USP, mas como voar sempre foi meu sonho, fui a São Paulo participar. Quando ela viu meu background no meu CV, ela me disse que eu terei muitas chances de conseguir um outro emprego promissor!!!! Mas eu quero trabalhar como Flight Attendant na Emirates! E nem me pediu pra fazer o teste escrito, me dispensou...e ontem recebi um email dela me avisando que não participarei da próxima fase...e agora Roberto, será que devo omitir certas informações profissionais para participar de um novo OD? Fiquei muito chateada... :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre "omitir" as informações... acho válido nesse primeiro momento. Mas, posteriormente, você terá de preencher um outro formulário informando todos os seus empregos anteriores, então isso aparecerá uma hora. Sim, você vai ter que preencher toda sua experiência porque eles não aceitam "períodos de ócio"; no máximo fases onde você apenas estudou.

      Não sei se isso seria um motivo suficiente pra eles não terem te aprovado. Tente rever sua postura, sua conversa, a forma como se expressou; e veja se não encontra nenhuma pista!

      De qualquer forma, tente novamente. Poucos são os que passam em todo o processo logo de cara. Boa sorte Camila!

      Excluir
    2. meudeusdoceu, agora bateu o medo. sou (ou deveria estar sendo) advogada, mas nunca quis atuar nisso, só fiz o curso pra nao ficar parada ateh atingir a idade. posso omitir isso no OD, tb?

      Excluir
    3. POde sim...
      Omita o que quiser, mas, eu acho que qualquer formação é válida e eles valorizam pessoas que estudam. Técnicamente, todo o tempo da sua vida você tem que mostrar pra eles que esteve estudando ou trabalhando... ou ambos ao mesmo tempo!

      Boa sorte!

      Excluir
  3. OI Roberto, tambem tenho acompanhado seu blog a algum tempo e fiquei muito feliz por voce. Parabens. Entao, fiz uns caminhos um pouco diferentes dos seus para tentar uma vaga na Emirates. Eu vim para os EUA melhorar o ingles, estou aqui a agum tempo mas nao sei se esta o suficiente. A Emirates vai fazer um processo seletivo na minha cidade e estou pensando seriamente em ir. O que voce acha que tentar a vaga fora do Brasil pode se uma boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode fazer o processo seletivo em qualquer lugar, mas, lembre-se que a passagem que a empresa te dá nas férias será para o lugar em que você fez a seleção. Só é algo a considerar!

      Boa sorte!

      Excluir
  4. Oi Roberto,

    gostaria de saber se no OD haviam pessoas APENAS com 'rostos perfeitos' haha claro q ninguém é perfeito mas, digo isto pois tenho problemas com acne, são poucas, mas tenho...você viu alguns participantes com esse mesmo problema? E, isso poderia acarretar em uma eliminação?? Sou muito receoso nesta questão na EK...em companhias brasileiras eu já vi várias pessoas com acne e até cicatriz de acne...mas na EK não sei se isso é comum de se ver...eu atualmente trabalho na Gol como aprendiz no aeroporto, e na época da contratação não me rejeitaram por causa das minhas espinhas...agora na EK...
    To muito curioso em relação a isso, tenho 17 anos, até os 21 faltam alguns anos mas...tenho medo que isso possa me comprometer de forma negativa...

    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas,

      Menino, no Open day tem de tudo! Mas, francamente, eles pedem um certo cuidado com esses aspectos relacionados à aparência. Em formulários posteriores eles dizem aceitar que haja acne, porém que esteja sendo tratada, não apresente nenhuma deformidade do rosto e, no caso das mulheres, deve ser coberta com maquiagem apropriada.

      Agora, relaxa na bolacha que você é novinho ainda. Nem te conto o inferno que foram essas quengas dessas erupções cutâneas durante minha adolescência. Eu, atualmente, ainda tenho umas espinhas aqui e ali, mas, o que me ajudou mesmo e definitivamente foi um "gelzinho" que se chama EPIDUO. Vende em qualquer farmácia e é de uso tópico; mas, não esqueça de consultar um dermatologista sobre o uso de qualquer medicamento. Esse gel é uma maravilha menino, e não é caro! Dá uma consultada pela internet a fora sobre ele; você vai achar muitas informações bacanas!

      Boa sorte daqui há 5 anos, quando você entrar na Emirates!
      Não sei se pretendo ficar por tanto tempo lá... mas, quem sabe não voamos juntos!

      Excluir
  5. Hey, tudo bem?
    Eu tenho 23 anos e fiz minha inscrição apenas online pois fiquei sabendo somente agora dessa oportunidade. Queria saber se tenho chances de ser chamada mesmo não participando do Open Day que aconteceu (damm shit) justamente uma semana depois de eu tomar conhecimento de tudo : (

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você se inscreveu só no site deles, no chance - no way!
      Tem que participar do Open day. Mas, entre em contato com a Flyright e veja com a Rejane Fortes se ela tem alguma posição diferente acerca disso. Acho que terá um novo OD em Sampa em junho...

      Excluir
  6. Roberto, mais uma vez, obrigada pelas suas informações impagáveis!
    Olha, até agora só estagiei na área da educação (como já te disse, faço Letras), e não tenho experiencia em "customer service". E aí? Você acha que é um ponto a menos? =/ quais eram suas experiencias profissionais? Eu acho que até posso arrumar emprego em algum restaurante, alguma loja, mas aí seria por pouco tempo até o proximo OD e não sei se uma experiencia curtinha contaria muita coisa.
    O fato de ter trabalhado somente como professora é ruim, muito ruim?

    beijão e obrigada por manter o blog tão informativo e ser tão legal respondendo nossas perguntas =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karol,

      Deixa eu te falar uma coisa que nem todo mundo entende: (kkk) eles PRECISAM de gente pra trabalhar pra eles. Então, simples assim: se você é simpática, bem arrumada, sorriso perfeito, pele ok (ou devidamente maquiada),falando inglês fluentemente e não tendo pensamentos nazistas, você tá dentro!

      Ter ou não experiências em certas áreas são apenas diferenciais, mas, pra começar eles te DÃO o curso de comissária, ou seja, eles não esperam que você já brote por lá sabendo das coisas.

      Eu tenho experiência em uma empresa de aviação, mas num setor que não tem nada a ver com voo. E eu trabalho como ATOR! Ou seja, não tenho registro em carteira por longos períodos da minha vida. E isso não pega nada!

      Se joga no processo seletivo e sorri = )

      Excluir
    2. Ai, adorei a resposta! *_* hahahaha obrigada ;)

      Excluir
  7. Olá roberto,gostei muito do seu blog ;vou ter muito tempo pra ler todas as experiencias e conselhos ^^
    você já trabalha na emitares?? qual foi a airline aqui no brasil antes de ir pra lá ??(se for o caso)
    abçs e até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou do Blog. Recomende pra quem precisar = )
      Eu, tecnicamente, começo a trabalhar pra eles daqui há três meses. Mas, sim, já é certeza isso.

      Aqui no Brasil não trabalhei pra nenhuma cia como comissário: tive a sorte de já começar em uma das melhores do mundo. Trabalhei aqui na TAM, mas, em outro setor e a long long time ago!

      Excluir
  8. oi Roberto... Agradeço por ter colocado essas informações. São muito úteis. Agora minha preocupação maior é que eu sou, usando suas palavras politicamente corretas "verticalmente desfavorecida" rsrrsr. Então, vc viu pessoas se esticando toda para pegar o tal papelzinho? Eu posso só pega-lo com as pontinhas dos dedos? =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você tem de "alcançar" esses 212cm... se vai só relar o dedo ou vai colocar a mão toda, não faz diferença e eles não estipulam se você tem que relar um dedo ou a palma da mão. Relou no papel lá, tá dentro! kkkkk

      Faça o teste em casa e, não, não tem problema se esticar toda. Aliás, faça alongamentos em casa antes de ir pro OD porque isso ajuda muito!

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Aiii valeu... Que feliz. Sem vc eu tenho certeza que eu ia ficar suando, olhando aquele papel na parede e ia esquecer todo o resto.. Nada ia dar certo.. hahsha..
      Obrigada mesmo.. Espero ser sua colega.. Parabéns pela aprovação.
      Até mais.

      Excluir
  9. Oi Roberto!
    Super interessante o seu blog e a forma como voce narra eh muito descontraida..... passei algumas horas lendo e nem percebi o tempo passar :)
    Nao sei se voce saberia me dizer, mas serah que tem idade limite para a selecao da Emirates? Ou se voce lembra de alguem que tinha over 30's nos processos que participou?

    Obrigada e parabens pelo blog.

    Jaqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline,

      Obrigado pelos comentários sobre o bó-log!
      Quanto a idade, não tem limite não. Basta estar dentro dos padrões que eles pedem, e tá tudo limpo. Tem gente com 30 ... até mais, que passa no processo. Mas, tudo é variável. tem gente de 21 que não passa.

      Mas, vá lá e tente. Não custa nada mesmo! E pode acabar sendo algo maravilhoso para sua vida.

      Boa sorte!

      Excluir
  10. Oi Roberto, tudo bem? Acabei de descobrir seu blog e tô adorando!
    Tenho uma dúvida. Nas fotos de corpo inteiro em traje social, pra F.I., as mulheres têm q usar blusa social (de botão) por dentro do blazer, ou pode ser uma blusa lisa básica?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agatha,

      Então, até onde sei, não tem nenhum padrão de parte de baixo. Mas, aquelas "camisas" sociais com botão geralmente são mais bonitas, né!? Blusa lisa, básica, só se for bem bonita - tipo, que não pareça fazer parte do uniforme da Gol! kkk


      Boa sorte!

      Excluir
  11. Hi Roberto. Congrats for your GC and thanks for all your tips and advices. Its very helpful! :)
    I've never applied for any OD, so the next one I will for sure. :) I've heard that there is an AD in Rio on the 11th of may, do you know anything about that? Do you know if I can take part even though I didnt go to the OD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Lá vou eu gastar meu inglês... Lol...)

      Hello meu filho (a), as far as I'm informed, you have to attend an open day before being invited to attend the assessment day. You cannot just jump the first step; only in the case you comunicate it first to one of the Fly Right employees. Before giving you the authorization to go directly to the AD they'll probably ask you to send them a bunch od documents, photos and other things... and it only in the case they consider giving you this chance but, honestly, I don't think it's gonna happen. And, if you're a man (once you post you mensage as an "anonymous") please, regard the other pre-requisits they're asking at this selection campaign fot the male candidates, like the aditional languages.

      Best of lucky to you!

      Excluir
  12. Ola..
    Estou a gostar muito de ler o teu blog. Está muito completo e dás bons conselhos, no entanto gostaria de conversar contigo de modo mais directo. Eu tenho algumas questões, e também noto alguma diferença em termos de requisitos no Open Day entre o Brasil e Portugal.
    Se pudessesconversar agradecia

    Cump.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sónia...
      Pode perguntar o que quiser. Se eu souber responder, ajudo com o maior prazer.

      Excluir
  13. Cara, gelei agora! Holy shit.
    Li em um fórum de aviação que a Emirates disponibiliza míseras DUAS semanas pra vc fazer todos os exames médicos pré-admissionais, com laudo em inglês e letra legível!! (acho q a parte mais surreal é essa: a letra do médico tem q ser legível, hahahaha! Faz-me rir).
    É esse mesmo o prazo?? Se for, compartilha um pouco da sua experiência com a gente! E se o médico não souber inglês, como ele vai dar o laudo em inglês? Como marcar os exames nessa velocidade?? Como fazê-los escrever legível???!!!
    Socorro!!
    Bêjo, me liga.
    (surtei)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agatha...
      Então... relaxa na bolaxa! A coisa é BEM mais tranquila.
      Depois de eles te mandarem a proposta de emprego, você tem 3 dias pra " clicar" num icone do site e aceitar o trabalho (Só isso, o contrato assinado você leva pessoalmente pra Dubai).

      Depois, tem 4 formulários a serem preenchidos e você faz o upload deles no site. Desses 4 formulários, apenas o odontológico tem que ser preenchido por um dentista, assinado e carimbado. No meu caso, eu fui à minha dentista, que não fala inglês, expliquei o que pedia pra preencher... eu escrevi pra ela os resultados em inglês e ela só assinou e carimbou. Mas, é coisa bem simples!

      Ha outros 2 questionários são sobre as doenças que você já teve e suas condições de saúde. Você mesma responde, assina, digitaliza e envia pra eles.

      E o ultimo questionário é de vacinas que você já tomou. Mesma coisa, você mesma preenche, assina e envia.

      Eles recomendam que você se consulte com um médico pra ter certeza de que os dados que você está informando procedem... e você tem 2 semanas pra digitalizar e fazer upload dessas 4 folhas no site da Emirates.

      Depois... e só depois que eles te aprovarem (porque existe uma final approval) é que você vai fazer exame de sangue, papa nicolau (não sei como chama aí), audiometria, raio X do tórax e panorâmica da boca. Mas, esses últimos exames é só pra você levar o resultado consigo pra Dubai, só pra mostrar pra eles no caso de haver alguma divergência nos resultado, já que você terá de fazer TODOS novamente ao chegar em Dubai.

      É isso. Mais simples do que parece, né?

      Excluir
    2. Ufa! Bem mais simples.
      Muito obrigada pelas informações!

      Excluir
    3. Ufa! Bem mais simples.
      Muito obrigada pelas informações!

      Excluir
    4. tenho uma porrada de exames aki q eu fiz pro curso de cms e acabei nao usando. o lab diz q valem por 2 anos, e nao faz nem 1 q os fiz, sera q posso usa-los em vez de pagar pra fazer td d novo? (a otimista, ja...)

      Excluir
    5. Mel,
      Quanto a fase "pre-embarque", você não vai precisar FAZER nenhum exame. Quanto ao que eles pedem pra você informar, eu sugiro que você dê uma olhadinha no post sobre EXAMES MÉDICOS daqui do blóg. É esclarecedor!

      Bjoooo

      Excluir
  14. Ola Roberto,

    Em relacao as gordinhas rola alguma discriminacao? Nao me refiro a meninas obesas, mas acima do peso. Todos teem chance mesmo? Como foi no OP? Tu viu pessoas que se enquadram nesse aspecto fisico serem bem sucedidas ate a etapa final? Nao quero chegar la e escutar deles que tenho que perder peso antes de tentar novamente.....
    Obrigada....O blog e maravilhosooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, eles não te impedem de fazer o processo seletivo não, mas, francamente, eles não passam para as próximas fazes do processo seletivo se seu peso for desproporcional a sua altura ou estiver acima do seu IMC.

      Se você quer isso mesmo, e esta disposta a emagrecer, francamente, emagreça antes. Não tem problema se você não for "magra", mas, perfil no estilo "preta Gil" eles (e nenhuma outra Cia Aérea - exceto a American Airlines) contratam. Preconceitos e precauções por acharem que isso pode limitar sua agilidade no caso de uma emergência.

      Boa sorte! E força na dieta... eu tive que passar por ela também!

      Excluir
  15. Hey! Não nos abandone! Você deve estar suuuuper ocupado, mas não esquece do blog não! Beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol! Cheguei a fazer mais uma publicação (a mais recente)sobre a peça que estou fazendo. Mas, em breve conto as novidades!

      Excluir
  16. Olá! Parabéns pela aprovação! :)
    Teu blog foi um achado pra mim! Super esclarecedor, excelente o modo como escreves. Adorei!
    Então, meu sonho desde sempre sempre foi voar, mudar de lugares, pessoas... e muito me imaginava trabalhando como comissária. Quando terminei o ens. médio e fui atrás do curso aqui (Belém-PA) não pude fazer porque eu ainda tinha 16 anos :( entrei na universidade e adiei isso, mas agora que tô quase me formando (em Química, que por sinal eu também adoro, rs) tô lendo muito, pesquisando, e me organizando porque isso é o que realmente quero fazer.
    Cheguei a considerar a possibilidade me mudar pra São Paulo, fazer o curso em uma escola de qualidade e tentar algo por aí, maaaaas, li também bastante sobre a Emirates, os processos, as oportunidades e claro chamou muito minha atenção, em tudo.
    Tu achas que vale a pena o investimento (principalmente psicológico pra mim) de tentar direto a seleção "assustadora" da Emirates??!
    /medo
    hehehe
    Tenho inglês e espanhol bem desenvolvidos, e tô estudando francês agora. Isso conta??? Ajudaria??
    Desculpa pelo texto enorme, é que tenho um monte de dúvidas mas não cheguei a conversar com ninguém a respeito.
    Te agradeço muito por todo e qualquer conselho :D

    Parabéns de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dandara,

      A situação de contratações nas empresas aéreas brasileiras no momento (e a previsão é que seja assim no ano que vem também) não é boa. Só a azul está contratando e a Avianca, esporadicamente contrata. Ainda assim, você tem que concorrer com gente que já tem anos de experiência e veio da Gol e Webjet, que tem demitido muitos profissionais.

      Se você estiver com o inglês em dia e a aparência em ordem, super acho que vale a pena sim participar do processo seletivo da Emirates. Não é tão dificil entrar... muita gente não passa por não estar atento ao que eles pedem, quanto a tatuagem, nível de inglês, cordialidade, apresentação pessoal...e, de resto, eles precisam de gente pra trabalhar pra eles.

      As línguas que você fala contam muito sim! Tanto quanto a aparência ... então, se lance nessa empreitada e muuuuito boa sorte. Nem sempre você passará de primeira. Tem gente que tem que tentar duas, três vezes. Eu tentei duas... mas, foi só uma questão de adequação!

      Desculpe a demora em responder, mas, esses ultimos meses tem sido uma loucura pra mim. Muito trabalho, muitas pessoas pra ver e muita coisa pra fazer!

      Boa sorte!

      Excluir
  17. Oi Roberto, adorei seu blog, muito maneiro..
    Tem uma coisa que eu queria saber.. Se eu for selecionado para ir para o Dubai, a Emirates deixa a minha esposa ir viver comigo nos apartamentos que eles providenciam, ou teria que arrendar por minha conta?
    Muito obrigado.. e boa sorte..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,
      Desculpa a demora em responder, mas, a vida tá uma loucura.
      O alojamento lá é de 2 a 3 pessoas do mesmo sexo morando no mesmo apartamento e, nessa condição, ela não poderia morar com você não.

      Após 6 meses na empresa você pode pedir pra ir morar sozinho, mas daí eles te dão uma ajuda de custo pra que você pague um aluguem no local onde você quiser pra morar com quem quiser. Só que os aluguéis em DXB são bem caros e a grana que eles dão pra isso é bem pouca.

      Agora, no caso de ela fazer o processo seletivo também e também ser selecionada, daí eles deixam vocês dois morarem juntos, desde que sejam formalmente casados (não vale união informal).

      Abraçao Bello, e boa sorte!

      Excluir
  18. Robertoooooo, vou te dizer uma coisa: você me deu tanta força com esse blog!!! SERÍSSIMO! Tô pensando seriamente em me inscrever no próximo OD da Emirates, eu ainda não sei nada disso direito, só tenho experiências em longos voos pra Europa kkkk
    Eu te adicionei no Facebook.
    Eu só tenho uma dúvida: tenho uma TATUAGEM no ombro, uma borboleta de mais ou menos 5X5cm. Ela seria motivo de eliminação minha? Ou eu teria que removê-la a laser mesmo? Se precisar remover, não vejo problema :)

    Seu blog é demais, obrigada por partilhar essas experiências =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Maria Jorge...

      Meu, tem que tentar mesmo! kkk não paga nada!
      Quanto a sua tatuagem... sim, ela seria um item reprovador! Mas, ficaadica# ... vai usando um terninho, faz o processo seletivo e se você passar para as fases finais você avisa que tem a tatuagem mas que deseja removê-la. Caso seja aprovada, você só embarca pra Dubai depois de remover a tatuagem.

      Muuuuito boa sorte pra você e sucesso!

      Excluir
  19. Oi Roberto! Em primeiro lugar quero dizer que acompanho seu blog há mais de um ano e sempre torci extremamente por ti! Nunca cheguei a comentar nada, apenas ficava observando mesmo, porém hoje, depois de muitas vezes que pensei em te escrever, finalmente tomei coragem! Ahahahha
    Eu queria te contar um pouquinho de mim, acredito que assim tu conseguiria me ajudar a esclarecer algumas dúvidas da melhor maneira, pode ser?
    Bom, eu tenho 17 anos e irei me formar no fim deste ano no ensino médio. Quando eu tinha 7 anos eu vi um filme sobre aeronáutica, acredito que tu já tenha ouvido falar: Voando Alto. Foi quando eu decidi que queria ser comissária de bordo e nada nem ninguém tirava isso da minha cabeça! Fui crescendo e a brincadeira de criança acabou se tornando de fato o meu objetivo de vida. Comecei a pesquisar, ligar para escolas de aviação, conversar com outros comissários e cada vez mais eu tinha certeza do que eu queria ser! Infelizmente, o apoio da minha família nunca existiu em relação a isso. Minha mãe sempre cobrou que eu fizesse uma 'faculdade de verdade', 'algo que desse dinheiro'.. Como ela mesma diz: "Como o teu sonho pode ser servir comida e limpar a sujeira dos outros, Manuella?" hahhahah Hoje em dia eu rio da 'ignorância' dela, mas muito já chorei por isso! Moro numa cidade muito, muito pequena, onde a escola de ensino médio é muito fraca e, se quer, existe algum curso de línguas. As pessoas aqui não tem perspectiva, vontade de ir além. É aí, que novamente o filme "Voando Alto" me encorajou. Eu me vejo muito como a Donna (personagem principal), ela não contava com apoio a não ser o seu próprio, como eu. O filme relata a vida de comissária de uma forma extremamente light, eu sei! Mas bom, aquilo foi o bastante para mim, compreende? Agora, com 17 anos, dez a mais de que quando tomei essa decisão, está na hora de correr atrás do meu sonho. Como eu disse, minha cidade não oferece muitas oportunidades, por isso me mudarei para Porto Alegre, onde pretendo iniciar um curso de Técnico em Enfermagem, pelo Hospital Moinhos de Vento e simultaneamente fazer um cursinho de inglês intenso. Mas aí tu te pergunta: “O que isso tem a ver com comissária de bordo?” Bom, como hoje em dia eu sei que somente o curso de comissária não garante nada à ninguém, eu resolvi fazer um técnico em enfermagem antes, pois de acordo com as minhas pesquisas: enfermagem, psicologia são faculdades que as companhias aéreas mais gostam que seus funcionários tem. Sei que isso não vai me garantir nada, mas é aí que entra a minha primeira dúvida: Tu achas que vale a pena eu investir num técnico em enfermagem? Que isso incrementaria de certa maneira meu currículo de comissária? Eu acredito que sim, pois comissários são agentes responsáveis pela segurança dos passageiros, certo? E todo o conhecimento nessa área seria bem vinda! Entretanto, gostaria muito de saber sua opinião também! +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuella,

      Eu entendo perfeitamente seu sonho e admiro sua perseverança! Eu sempre tive sonho de ser ator, mas, nunca tive muita grana e hoje, depois de muito esforço, eu consegui realizar esse sonho e estou prestes a realizar outro que é voar. Vamos a parte prática da vida, pra tornar as coisas viáveis.

      Eu concordo com sua mãe quando ela diz que você tem que ter uma faculdade, mas, por outro lado, hoje em dia eu acho que já tem muita gente com ensino superior desempregada, o que faz com que a faculdade não seja garantia de nada. O curso de enfermagem é muito legal... mas, mais do que isso, sua aparência e as línguas que você fala serão fatores decisivos para uma futura contratação porque, tecnicamente, a parte de primeiros socorros que você teria de saber na aviação você já aprenderá no treinamento da empresa.

      Neste ano (2013) e ano que vem (2014) as previsões do mercado aéreo brasileiro são péssimas! Muitas demissões, empresas que foram vendidas e outras que estão mudando drasticamente internamente, e não estão contratando comissários ou pilotos. Mas, calma... isso pode ser algo passageiro! Tomara que seja...

      Em contrapartida... na Asia, Oriente Médio e Oceania, o mercado aéreo está cada vez mais forte e tem grandes empresas que querem mão de obra global pra trabalhar pra eles. Daí, super vale a pena investir em outras línguas para estar apto a trabalhar pra essas empresas.

      Bom, ao menos que enfermagem seja sua vocação... hoje, na atual situação, não te ajudaria a entrar numa cia aérea nacional (pelo menos não enquanto não houver vagas!!!). Claro que, enfermagem é uma profissão que tem demanda permanente na sociedade então você dificilmente ficará desempregada. Mas, estudar outras línguas é muuuito importante!

      Se você não tiver nenhuma boa escola de idiomas na sua cidade, você pode começar a estudar online, pelo Busuu.com que tem a opção gratuíta de curso ou o pago, com alguns adicionais!

      Eu tive a experiencia na vida de não conseguir emprego com minha formação superior e técnica, mas sim apenas com o inglês que me fez líder de recepção em um hotel... então, com inglês, você também dificilmente ficará desempregada.

      E a Emirates só exige o inglês, mas, tem que ter 21 anos... então, você pode até se formar na universidade até ter idade pra entrar na Emirates e vai ter tempo pra ficar ótima no inglês!

      Muuuuuito boa sorte pra você e muito sucesso! Se eu puder te ajudar em mais alguma coisa, me avise1

      Bjoooo

      Excluir
  20. Meu sonho sempre foi ser comissária de bordo, a melhor comissária! Passo horas da minha vida pesquisando sobre isso, sonhando com cada momento. No meu notebook criei uma um documento no Word chamado: Dicas para o Open Day. O qual fiz baseado em seu blog, no blog da Nuana (Acredito ser sua conhecida, certo?), a qual foi queridíssima demais quando tive a oportunidade de falar com ela e também em muitos outros! É o meu sonho e não tenho dúvidas disso. Quero fazer tudo que estiver possível ao meu alcance e espero estar com um inglês fluente até meus 21 anos, quando pretendo iniciar meus trabalhos (quem sabe) na Tam e logo após quando tiver domínio em inglês, espanhol e, no mínimo, intermediário em mandarim ao Open Day da Emirates! Sei que isso é muito difícil, mas eu tenho fé em mim e tenho certeza que vou conseguir. Queria saber mesmo é de ti! Se tu achas que seria uma boa eu investir num Técnico em enfermagem.. Sei que a Emirates não se importa muito com a faculdade que tu fez, mas, como eu disse, quero fazer algo relacionado a aeronáutica.
    Sei que escrevi demais, mas espero realmente que tu entendas! Tu és uma grande inspiração para mim e torço muito por ti! Muita felicidade e desejo que tudo dê certo para ti em Dubai e, quem sabe, daqui uns 5,6 anos não nos encontramos por lá, certo? Ahahahha Fico aguardando sua resposta, beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuella, respondi sua outra mensagem. Dá uma olhadinha, tá!

      Bjoooo

      Excluir
  21. Robeeerto !
    Eu sempre tive vontade de voar mas sempre achei um sonho quase impossível. De uns tempos para cá decidi focar mais e procurar sobre . E GELEI quando vi a parte sobre tatuagens ! Pelo o que parece eles são bem rígidos. Eu tenho uma tatuagem um pouco abaixo da nuca onde ao colocar camisa social não aparece, mas nessa foto com o boneco , a parte de branca está um pouco "cavada" em comparação a uma camisa. Você que estava lá, e viveu várias pessoas sendo reprovadas, viu alguma situação parecida ?
    Obrigadaaa , Maria Eduarda M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Eduarda,

      O que acontece é que a gola da camisa do uniforme das meninas é mais baixa. Então, provavelmente apareceria... e tem um agravante: o tecido é bem transparente, e nessa região não tem como usar uma outra blusa por baixo.

      Pra você ter uma idéia, um dos meus flatmates tinha uma tatuagem no ombro, e ele só conseguiu entrar depois de tirá-la. É, esse é sim um fator que reprova de cara!

      Bjoooooo

      Excluir
  22. Oi Roberto,

    Meu nome é Verônica, meu esposo fez o Open Day no dia 31/08, queria saber se é normal ficar sem resposta por muito tempo. Até hoje não recebemos uma resposta positiva ou negativa sobre o processo. Isso é normal? É nossa primeira vez no processo da Emirates, tentei buscar contato com outras pessoas que também fizeram, mas não consegui resposta de ninguém.

    Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verônica,

      Geralmente demora entre 1 e 3 semanas...
      Agora, por exemplo, você já deve ter recebido sua resposta.

      Boa sorte!

      Excluir
  23. Roberto,

    Antes de tudo, parabéns pelo blog, muita informação bacana!!!
    Minha dúvida ainda é sobre tatuagem: tenho uma tatuagem no braço esquerdo, pequena e discreta e outra no braço direito, também pequena, mas já próximo do punho, que nesse caso, estaria na parte branca no desenho. Mas pelo que vi, o uniforme masculino cobre todo o braço, dessa forma, minhas tatuagens não ficariam expostas, mesmo assim seria reprovado?
    Quando eles perguntam se estou disposto a remover a tatuagem, eu tenho remover e voltar na próxima seleção, ou existe a possibilidade "deles removerem"?
    Obrigado e abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson,

      Dear... a empresa não remove e não quer nem saber se o pato é macho. Eles só querem é ver o ovo! Ou seja, você tem que remover! Mas, o que te aconselho é participar do processo seletivo (que você pode participar mesmo com a tatuagem) e, se for aprovado, você vai e VOCÊ PAGA pela remoção. Imagina só se você retira a tatuagem e não passa? Você chora por causa da marca que vai ficar no lugar, né?

      Particularmente te aconselharia a não falar nada no Open Day e, se você chegar na fase final do assessment day e eles perguntarem, dai você fala que tem a tatuagem e que está disposto a remover SE passar no processo seletivo.

      O motivo pelo qual você não pode ter tatuagem no pulso é que nós temos uniforme de manga curta também (mesmo que eles não nos deixem usá-lo). E, é obrigatório usar uma camiseta branca por baixo da camisa social... e ela não pode ser de manga cumprida - no caso, para esconder a sua tatuagem do braço porque só o tecido da camisa é meio transparente...

      Boa sorte dear!

      Excluir
  24. Roberto, tenho uma cicatriz no joelho, ela tem exatamente 1cm.. ela ainda está roxinha e bem aparente, porém com base eu consigo cobri-la bem.. vou providenciar o tratamento dela urgente ! to um pouco preocupada, vc acha que isso seria um motivo pra não conseguir passar na entrevista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a meia-calça esconde... se joga na seleção e tenta!
      Só não sai falando pra todo mundo dessa cicatriz... só responde se eles te perguntarem!

      Boa sorte!

      Excluir
  25. Olá Roberto,

    acho que o meu primeiro comentário não apareceu por isso cá vai novamente! Primeiro de tudo muitos parabéns por este fantástico Blog! tem ajudado muita gente inclusive a mim.

    Me diga uma coisa, reparei que recebeu um ON HOLD MAIL depois de ter passado no FI. Pois bem, eu também recebi este ON HOLD mail há 3 dias atrás e gostaria de te perguntar quanto tempo você esperou até receber o GC! ou voce teve que ir novamente a um Open day e comecar tudo do inicio?
    valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel, minha GC demorou 364 dias! Não precisa fazer o processo seletivo de novo não... só precisa é de muita paciência!

      Excluir
  26. Olá,tenho uma duvida vc disse q não pode ter aparelho ortodôntico,eu uso aquele de porcelana que não aparece muito,será que posso não ser aprovada por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei, NÃO PODE NENHUM! E, sim, até onde sei, isso é um fator reprobatório!

      Excluir
  27. Oi! Tudo bem Roberto?? Meu nome é Maisa, conheci seu blog pesquisando as dicas pro OD! Como eu gostei disso aqui!!!
    Cheio de informações valiosas....muito obrigada por isso!

    To meio insegura agora em relação as cicatrizes...eu não sabia dessa parte.
    Tenho uma cicatriz na panturrilha....mas com a meia calça não é visivel. Isso seria um problema?
    E outra...minha tattoo é no ombro, não é muito grande e pelas fotos que vi dos uniformes, não ficaria exposta...mas na imagem que vc postou mostrando as partes em que as tatuagens são proibidas ela estaria na parte branca da imagem..
    E agora? Sou desclassificada automaticamente por isso?

    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maisa,

      Quanto a cicatriz, se não aparece na meia-calça, relaxa... só não fale nada pra ninguém, se eles não perguntarem nada.

      Já a tatuagem... bom, se estiver na parte branca, assim, bem evidente, daí te desclassifica mesmo! Depende do quanto que ela cobre do seu ombro. Tire uma foto da tatuagem, com uma blusa de manga bem curtinha e mande pra Rejane Fortes do grupo da Flyright no facebook. Ela é a pessoa certa pra te dizer isso!!

      Bjo e boa sorte!

      Excluir
  28. Oi Roberto tudo bem? Gostaria de parabenizá-lo pelo blog.
    Não sei estou no post correto, mas lá vai a duvida cruel...rs!

    Eu fiz o OD em março de 2013 e aprovei, fui convidada para o AD porém fui reprovada.
    Agora em março de 2014 vai ter novamente o OD e em Abril o AD.

    Gostaria de saber se posso fazer direto o AD ou se tenho que passar novamente pelo OD para assim chegar ao AD?
    se puder ir direto o que é preciso fazer, onde me inscrevo, qual é o caminho correto?

    Desde já te agradeço.
    Aguardo sua resposta.
    Atenciosamente Ana Patricia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente você pode sim. Mas, pra isso precisa entrar em contato com a flyright e perguntar pra eles. Procure pelo site deles ou o grupo no facebook e pergunte pra Rejane Fortes. Só ela ou outro funcionário dessa empresa podem te dar informaçoes precisas!

      Bjooo e boa sorte!

      Excluir
  29. Oi, Roberto, tudo bem?
    Primeiro, gostaria de agradecer por todas essas informações preciosas que você postou aqui. Você escreve muito bem e detalha de forma muito rica.
    E imagino que você deva estar totalmente saturado de responder perguntas pertinentes à tatuagens e cicatrizes, mas não custa tentar, né? rs Então, eu tenho umas cicatrizes queloides no ombro, mas pelo que pude perceber nesse formulário que você postou acima, o uniforme cobriria essas cicatrizes. Então, eu devo omitir a presença delas ou devo dizer? Porque se eles verem, eu seria reprovada na hora kkkk, mas o uniforme esconde, quer dizer, não é regata o uniforme, né? Então estou muuuito na dúvida :/
    Desde já, agradeço a paciência!
    Beijos e bons voos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não chuchu, não é regata o uniforme. Mas, tem que usar uma "blusinha" por baixo do uniforme... e nada pode "vazar" dessa blusinha, porque ela é meio transparente. Na dúvida, vá! (se isso não for gerar dispesas de transporte e acomodação pra você). Senão, coloque uma regatinha bem pouco decotada nas mangas e mande pra Rejane na página da Fly Right no facebook, e ela te dirá certinho.

      Excluir

Gostou do Blog? Então comente! Diga o que quer saber, o que quer ver para eu colocar aqui no blog.