sexta-feira, 18 de maio de 2012

MODO DE ESPERA PELOS PRÓXIMOS 3 MESES (CANDIDATES ON HOLD)

O tempo passa, o tempo voa. E a minha paciência continua numa ... paciência? Alô?! Bom, e aqui estamos nós, na espera ainda. Todos os que estavam pra receber um NÃO já o receberam e os demais... bem, os demais, como eu, estão aguardando. E a previsão é de mais espera. Como diz a representante da Flyright (o grupo que nos auxilia aqui no Brasil durante todo o processo seletivo e de contratação): Sometimes NO answer is better than an answer NO.

Há quase um mês atrás nós recebemos uma mensagem através daquele grupo do facebook, onde estão todos os meninos que aguardavam uma resposta, pedindo pra que esperássemos mais duas semanas por um posicionamento da Emirates. Mas, apenas uma semana depois as bombas começaram a ser lançadas do Oriente Médio sobre nossas cabeças (O EXAGERADO eu! kkk não é pra tanto!). Nos informaram que havíamos sido colocados  em modo de espera. Tipo, que nem musiquinha de espera no telefone?! kkk ... bem isso! E que esse período de espera poderia durar até 3 meses.

Um pouquinho antes disso, eu tinha lido em um grupo de wannabes dizendo que um coleguinha foi chamado pra trabalhar no aeroporto em Dubai - como agente de aeroporto - depois de ter sido colocado em modo de espera, e que muitas outras pessoas pelo mundo estavam nessa mesma situação de espera. Eu fiquei preocupado porque, se depois dos 3 meses eu não obtivesse uma resposta, um NÃO seria eminente. Ai, ai, ai... mas, desesperar pra que?! Tá na econômica, abraça a silver tray e canta "ai se eu te pego"...

Lembrando que, nessa altura do campeonato eu já estava esperando desde o começo de março (esse modo de espera começou no meio de abril). E aí começam a vir as teorias: eles tiveram uma quantidade muito grande de homens aprovados nas ultimas campanhas internacionais -além das expectativas - mas não queriam ter que dispensar logo de cara pessoas que se enquadravam nos padrões deles. E, vá... eu acho que tava nesse grupo. Faz sentido, se pensarmos que eles contratam mais mulheres que homens (normalmente, nas cias aéreas, a proporção é de 1/3 de homens). Outra hipótese era a de que eles não estavam pegando falantes de português no momento, porque já os tinham em quantidade suficiente. Também fazia algum sentido pois cheguei a ler que somente homens nativos de países árabes ou que falassem árabe estavam sendo contratados naquele momento... e as mulheres, bom, elas são demanda permanente da empresa, falando português, inglês, checo ou mesmo aquelas que só sorriem e acenam.

Eis que, depois, começaram a ser adicionadas mulheres à lista de pessoas on hold. A lista teve de mudar de nome  pra "candidatos em espera".E os processos seletivos de algumas cidades foram adiados ou remarcados pra datas posteriores a julho. Aí as luzes de emergência acenderam, a slide raft inflou e a gente gritou salta e escorrega, salta e escorrega... porque veio aquela sensação de dúvida. E a gente sabe que onde há fumaça... há passageiro fumando no toalete! kkk (O EXAGERADO, novamente!kkk)

Daí, vem a nova pergunta: e agora José, quando será que virá o DOJ (day of joining)? Será que virá um não por aí? Acho que não... que não virá o não ... o que parece ter acontecido é que a empresa teve uma grande demanda em treinamento para que os funcionários operassem todas as aeronaves que a empresa voa pois, pra quem não é familiarizado com a coisa, você precisa fazer um treinamento e ter habilitação pra cada tipo de aeronave que pretende voar. Daí, as salas do Emirates College parecem ter sido disponibilizadas pra esses novos treinamento dos funcionários que já estão na empresa, o que deixa pouco espaço pros cursos ab-initio (do pessoal que está entrando na empresa). Meu status no site da Emirates continua como "approval in progress", não foi adicionada nenhuma informação de modo de espera ou qualquer outra coisa. Pelo menos até agora.

E, como sempre estamos bem informados pela prestativa equipe da flyright, já fomos notificados que essa semana algumas meninas que estavam em hold foram chamadas e que, pelo que parece, aos poucos o carrossel de contratações, alojamento de pessoas e treinamentos está voltando a girar. Agora é só esperar a minha vez pra subir no cavalinho! O lado positivo é ver que eles pelo menos estão fazendo o possivel para nos contratar e não nos dispensar de cara. Isso é bem legal por parte de uma empresa, pois mostra a importância que o "possível futuro funcionário" já tem pra ela, e que a gente não é qualquer coisa... ponto positivo pra Emirates!!!

(Achei uma foto de um carrossel com um aviãozinho. GOOOSTO!)

Mas, como eu não tô podendo ficar de vagabundice por aí, arrumei um emprego de recepcionista bilíngue em um hotel (Howard Johnson Faria Lima), só pra ganhar alguma grana e continuar treinando o inglês enquanto a grande resposta não vem. Estou trabalhando como um louco nesse hotel, mas, está sendo bem interessante... ao menos já sei uma profissão que não quero seguir... 

Nesse meio tempo, continuo tricotando pra exercitar a paciência... uma colcha de casal está por vir...
E isso aí....
Vamos esperar e voar!

20 comentários:

  1. Olá!

    Vim ao seu blog porque tenho uma amiga que vai concorrer ao Open Day aqui em Lisboa, no dia 23 de Junho. Não desespere por estar em hold, se fosse para ter como resposta um "não" já a teria recebido. Pelo que li há muita motivação, treino e postura... tenho a certeza que vai dar certo para si.

    As suas dicas são preciosíssimas, e a forma de ler muito agradável. Parabéns! Tudo de bom e... I'll see you at the Emirates!

    Eunice Vasco (Portugal)

    ResponderExcluir
  2. Roberto tu escreves muito bem, tens boa aparência, tens tacto e és assertivo, e como li no teu primeiro post procuras uma carreira com viagens e com LUXO, portanto aconselho a que, se vires que a Emirates está a demorar demais para responder, penses na carreira de diplomata. Não sei como isso se processa no Brasil, aqui em Portugal qualquer português com uma licenciatura e bons conhecimentos de Português e Inglês pode ser admitido... tem é que estudar História, Direito e Economia para passar nos exames, mas se conseguiste melhorar tanto o teu Inglês num ano suponho que sejas inteligente e consigas estudar qualquer coisa.
    Se a diplomacia não te interessar sempre podes pensar em ser representante de vendas a nível internacional, ou algo do género.
    Mas Roberto, se vires que queres mesmo, mesmo, mesmo ser comissário na Emirates, e é o que te vês a fazer daqui a 10 ou 20 anos, e é o que mais queres, então ignora as minhas sugestões e vai tentando SEMPRE, todos os anos, até os recrutadores da Emirates se aperceberem que nasceste mesmo para trabalhar com eles!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Eii entao acho q te vi no dia q fui no HJ fazer uma entrevista com a Erica rsrs

    Vou participar do proximo Open Day da Emirates.
    Boa sorte pra nós!!

    Polyana

    ResponderExcluir
  4. Eii entao acho q te vi no dia q fui no HJ fazer uma entrevista com a Erica rsrs

    Vou participar do proximo Open Day da Emirates.
    Boa sorte pra nós!!

    Polyana

    ResponderExcluir
  5. Ola roberto.. tudo bom?
    estamos na torcida por voce..
    parabens por ter conseguido...
    Estou na curiosidade.. e ai, voce ja recebeu a Golden Call?
    faco meu OD dia 8 de julho agora !!

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhhh coléguinha, ainda não recebi a GC não!!! A vida não tá fácil... pelo que tudo indica, se ela vier, virá em outubro... novembro... ou no ano que vem!!! Mas, meu tricô tá prosperando! kkkk


    Polyana, menina Polyana...

    Entra em contato com o coléquinha aqui via facebook!!! E quando você começa no HJFL?

    ResponderExcluir
  7. Oi gente, adorei ter encontrado esse blog. Mas na verdade queria saber mais sobre o nível de inglês que eles querem. Por exemplo, uma menina q conheço que é super avançada não passou da primeira fase, e um cara que é intermediário foi até o final mas nao foi chamado.

    Tb tenho um inglês upper-intermediate mas estou com medo de nao saber me expressar, esquecer palavras....

    Vcs podem me dizer que tipo de perguntas eles fazem, qual foi o tema da redaçao de vcs, etc...

    Ah, tb queria saber como é o estilo dessa foto "casual" que eles pedem. Pensei e tirar foto de tailleur mesmo.

    Isabela

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabela,

    Então, quanto ao inglês...é assim: se sua pronúncia for boa e seu vocabulário for limitado,ok... ainda dá. Se você tiver um vocabulário rico e uma pronúncia "qualquer coisa", daí já complica um pouco. Se seu vocabulário for limitado e sua pronúncia sofrida, daí complica a vida.

    Normalmente eles não escolhem somente pelo nível prático de inglês, mas, sim como você consegue usar a língua e a segurança que tem ao falar. O meu inglês, na primeira vez que fui, era um bom intermediário... mas, acho que meu sotaquezinho sempre foi razoável.


    A foto casual tem que ser com você sorrindo. De preferência, uma foto onde esteja só você, num ambiente bonito, bem iluminado, tipo, num dia de sol ou com bastante luz - isso faz toda a diferença em qualquer foto. As moças não podem estar com roupa muito curta (lembrando que eles são mulçumanos).

    ResponderExcluir
  9. Roberto, eu sempre acompanho o seu blog, eu fico nervoso lendo suas experiencias, pois sei que irei passar pelas mesmas, mas estou com medo tambem e nervoso de pensar!
    Espero que sejamos aprovados juntos em novembro, ja que o meu ASSESSMENT DAY é final de setembro! E certeza que você vai passar, sua entrevista foi muito boa ! PENSAMENTO POSITIVO!

    ResponderExcluir
  10. Cara, eu te vi no meu assessment day no dia 29/09. Vc estava fazendo o que lá? Achei que você estava esperando ainda a resposta da Emirates. vc tentou de novo a seleção, foi isso? Estou te perguntando pq passei na minha seleção, e 2 pessoas do meu grupo conseguiram a GC. 7 meninas tiveram os status mudado para You'll be contacted by... Mas nada dos homens. O próximo OD foi fechado só para mulheres. Gostaria de saber se vc conhece mais pessoas (homens) que estão esperando pelas respostas. Gostaria de conhecer mais gente sofrendo como nós. Eu não tanto quanto vc, é claro.

    ResponderExcluir
  11. Cara, eu acho que te vi no AD do dia 29/07. Eu estava lá. O que foi que aconteceu? Eles te pediram para ir novamente? Vc ainda está na espera? Eu fui até a FI. Meu status tb tá AIP. 2 meninas do meu grupo de 57 pessoas já receberam as GC. Gostaria de saber se vc conhece outros homens que estão na espera pela resposta? Se tem alguma mudança. Meu e-mail é leogoyanna@hotmail.com e meu FB é Leandro Goyanna. Gostaria muito de bater um papo contigo. Me add. Valeu.

    ResponderExcluir
  12. Ola menino Leandro...
    Então... eu não estava no processo seletivo do dia 29/09 não... mesmo porque, estamos em agosto ainda! kkk... brincadeira! Mas, não participei de nenhum outro processo seletivo não. Estou só em hold mesmo!!! Não sei por quanto tempo mais, mas, ainda estou em hold!!!

    Vou te add no facebook sim e conversamos!

    Abração

    ResponderExcluir
  13. Nenhuma noticia ainda?
    Eu acabei de tirar minhas fotos de terno (cabeça e ombros e a outra de corpo inteiro) e segui a sua dica, tirei em casa mesmo, e dei uma mexida xD

    ResponderExcluir
  14. Estou on hold por mais 3 meses, LUC. Mas, isso é um sinal mais do que positivo - eu acho. Agora é só esperar eles terem vagas pra marcar minha DOJ.

    Eu acho válido tirar as fotos em casa mas, francamente, a qualidade das fotos tiradas no Foto Sanjer é muuuuuuuito profissional e de ótima qualidade. Ajuda na hora de vender "o nosso peixe" lá pros gringos, né!?


    Muuuuito boa sorte pra você nesse AD!!! Tomara que tudo corra bem...

    ResponderExcluir
  15. Meu Deuuus...eu morreria por ter q esperar tto tempo!!! Fiz minha FI no dia 01/08 e varias pessoas do meu grupo ja estao recebendo respostas e meu status ainda ta APPLIED!! By the way, vc sabe de alguem q o status nao mudou pra AIP e mesmo assim recebeu a GC?? Nenhum dos meninos do meu grupo recebeu a GC ainda, acho q eh uma coisa boa pra ti!!To botando um ovo aqui!!! Boa sorte com todo o processo e espero voar cm vc em Dubai!!!

    ResponderExcluir
  16. Ahahahah Excelente "ao menos já sei uma profissão que não quero seguir... ". Estou de recepcionista bilíngüe no Mercure Brasília Lider e me sinto da mesma maneira com relação à carreita hoteleira!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Roberto,
    Já nos falamos anteriormente, mas verifiquei aqui no seu blog que podemos consultar no site dos Emirates no nosso states.
    Meu filho foi ao open days, aqui em Lisboa, e foi até ao final, ou seja, final interviw. Eram soente 20 pessoas. A entrevistadora disse que em janeiro enviariam um email a confirmar. Que tinham gostado muito dele. Mas o meu filho pode consultar no site a sua situação? Como pode ele fazer isso? Ajude-me por favor, pois a ansiedade é muita.
    Felicidaes e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Ola Stella,

    Então, o status você acompanha pelo site "Emirates Careers", mas é preciso que ele tenha feito cadastro no site antes do processo seletivo e que ele tenha criado um usuário e senha pra ele - https://www.emiratesgroupcareers.com/english/Default.aspx - daí ele fará login usando o e-mail e a senha que ele cadastrou anteriormente.

    Se ele fez o processo seletivo recentemente (digo, nas ultimas semanas) lembre-se que o período para uma resposta varia entre 6 e 8 semanas - informação oficial. Minha resposta demorou um pouco mais...

    Se houve algum intermediário entre ele e os recrutadores da Emirates, uma agência de seleção, por exemplo, o contato pode ser feito diretamente com esses selecionadores intermediários.

    Agora, mudando de assunto... não sei se é tão caro voar de Lisboa pros Emirados como é voar daqui do Brasil pra lá, mas, a ETIHAD, outra empresa dos Emirados, faz seleção de candidatos o tempo todo e tem quase os mesmos critérios da Emirates. O único porém é que a pessoa tem que ir por conta própria até Abu dhabi pra fazer o processo seletivo - e eles estão em busca de falantes da língua portuguesa. Ficaadica#

    Abração Stella, e pede pro seu filho me adicionar no facebook, pra nos falarmos melhor = )

    ResponderExcluir
  19. Olá Roberto ..

    Olá Roberto,
    PARABÉNS pela GC :)))))


    Preciso que me informe de uma coisa: dos seus ex-companheiros que foram à FI, em quanto tempo é que eles receberam email de rejeição? O status deles mudou para AIP? Ou esteve sempre em UR.
    O meu continua em UR e a minha FI foi a 12 de Fevereiro (já estou a panicar)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Carolina = )

      Os que mudaram pra AIP passaram. Exceto alguns homens que agora, depois daquele pedido de reconfirmação de interesse, estão recebendo a rejeição depois de um ano de espera.

      Boa sorte!

      Excluir

Gostou do Blog? Então comente! Diga o que quer saber, o que quer ver para eu colocar aqui no blog.