quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

EMIRATES - ASSESSMENT DAY (2010)





Essa é a segunda fase do processo seletivo para comissário de bordo da Emirates. Então, se ainda não foi apresentado à primeira parte, leia o post anterior clicando aqui.

Pra constar: a segunda fase, da primeira vez que fiz o processo, foi realizada no mesmo hotel em São Paulo (O Intercity Ibirapuera). Neste dia, estava eu acordado desde ás 6h da manhã, pra ter certeza de que conseguiria fazer com que todos os fios do meu liso, porém revoltoso, cabelo estivessem todos em seus devidos lugares e eu com cara de boneco Ken, ou o mais próximo possível disso que eu conseguisse chegar nessa vida.

Fui me encontrar com meu amigo Paulo e juntos fomos para essa fase que deveria começar pontualmente as 9h. Quando chegamos lá vimos um pequeno mar de gente, novamente. Pelo que parecia, eles tinham feito mais um 'open day' pra conseguir mais candidatos pra essa fase.

Depois de algum tempo, eles nos convidaram pra subir em fila. E lá foram os coitados, todos sem mais nenhum toquinho de unha pra roer, de tanta ansiedade. Na fase anterior, o Marcelo, selecionador da FlyRight - que são tipo headhunters pra Emirates - sugeriu que eu levasse uma nova foto, vestindo terno. Daí, improvisei meu studio em casa mesmo e lasquei o Photoshop nela. Fiz isso (foto tirada pela minha mãe na sala de casa):

(Photoshop, criador de ilusões)

Virar isso:
(Tive que fazer uma nova foto ... dessa vez, com terno!)


Conforme as pessoas subiam as escadas se apresentavam em uma mesa, ainda do lado de fora da sala, entregavam novamente fotos e curriculum e recebiam um crachá com um número. O meu era o 31. O do meu amigo não lembro, mas, ao todo acho que eram 124 candidatos. Bastantinho, né! Entramos na sala, onde duas outras pessoas, que não trabalhavam na Flyright, nos esperavam. Eram as estrevistadoras gringas. Uma delas era Egípcia, aparentava seus 40 anos, era suuuuper simpática e sorridente. A outra era mais jovem e, pra mim, era a personificação da Bellatrix Lestrange na minha frente - MEDO!


(Ela estava lá...)

Anyway, elas apresentaram a empresa novamente e abriram espaço pra perguntas. Apareceram vaaaaarios papagaios perguntando umas coisas meio esdruxulas, do tipo: "vocês só contratam muçulmanos?". Hello!? Muitas pessoas nitidamente só estavam fazendo perguntas porque alguém no passado havia dito a elas que isso era bacana e que demonstra interesse. Só não falaram pra esses 'poios' que as perguntas tem que fazer sentido e de preferencia ser realmente interessantes. DICA#: O google responde sua pergunta? Então não faça nesse momento onde eles tem muuuuuitas coisas pra pensar e muuuuuita gente pra administrar. Você terá mais oportunidades pra perguntar. Se tiver alguma dúvida realmente interessante, exponha. Aí sim, isso pode contar como um pontinho pra você; senão elas já começam a coisa pensando "watta jerk", de você.

Depois disso, fomos convidados a sair da sala e chamados a voltar em grupos. Foram formados 4 grupos com cerca de 20 e poucas pessoas cada. Entramos, nos sentamos em roda e começou a primeira dinâmica de grupo. Suave! Consistia em apresentar a pessoa que estava sentada do seu lado esquerdo e dizer para o grupo quais eram o livro e o filme preferido dos coleguinhas, e porquê. DICA#: escolha alguma coisa que seja conhecido, ou que se explique pelo nome. Teve gente falando que o filme preferido era daqueles de terror, bem sangrentos. NÃO! Eles querem pessoas felizes e saltitantes. Aproveite quando for sua vez de falar com as pessoas pela primeira vez e seja cordial, cumprimente as pessoas sorria! SEMPRE SORRIA! Ao falar com os demais, tente olhar pra todos do grupo, não só pro entrevistador, não faça gestos grandes com os braços, procure deixar os dedos da mão juntos - é mais polido - e evite ficar pisando em brasas. Plante os pés no chão e desembuche. Na dúvida, SORRIA E ACENE! Eles não querem saber que livro ou filme você gosta (mas não force a amizade!), eles querem saber se você é gentil e sabe falar com um grupo de pessoas.

Feito isso, todos pra fora da sala. Esperamos em pé até que uns 5 minutos depois elas vieram e entregaram pequenos papeis, individualmente, com o resultado dessa fase do processo. Os papeis tinha o seguinte texto escrito (ou não):


"Thank you for your time and interest in emirates Airline and for attending today's programme.
Congratulations, you have been successful through to the next stage of the creening and assessment centre. Best regards, CCR".


Pra quem não 'did succeed', o papel dizia pra continuar tentando e beijo-outro-tchau! Eu fiquei muito, mas muito perplexo de como eles são excepcionalmente profissionais até na hora de dispensar alguém. Nada de "bingo" falando os números reprovados, não! Um papel, fechadinho e depois eles davam 5 minutos de intervalo, pra quem não tinha sido aprovado poder vazar à francesa. Digno!

De volta à prancheta, nessa hora MUITA gente vazou. Inclusive meu amigo. Ficaram, ao todo, umas 60 pessoas. E daí nos chamaram pra próxima fase que era outra dinâmica em grupo. Sem muitos sustos, saíram só umas 10 pessoas. Eles repetiram a discrição dos papeizinhos. Em seguida, foi a vez do teste em inglês. Tínhamos uma hora pra responder 40 questões de múltipla escolha e fazer uma pequena redação. Na folha de avaliação o tema sugerido era "cite uma situação em que você teve que lidar com uma dificuldade, e como você solucionou o problema", mas, a Bellatrix ditou o que seria o novo tema: "três positive traits e três pontos negativos". Melhorou, né... mais fácil... se não fosse pelo fato de, bem nessa hora, a lente de contato do meu olho esquerdo resolver ficar passeando pelo globo ocular. Eu não podia tirá-la, porque, quem disse que eu tinha levado a case. Resumindo: fiz a prova e a redação 'caolho', e sabendo que seria reprovado nessa fase, porque não tava confiante no meu inglês (que até então era apenas um BOM intermediário). Ainda na hora de entregar a folha de redação e as questões, perguntei em que pilha deveria colocar minha prova - pois tinha 3 pilhas diferentes - e a Bellatrix soultou um "guess", bem ríspido. Eu procurei a prova que era igual a minha, coloquei na mesma pilha, SORRI e saí da sala já pensando em encontrar meu amigo pra contar como eram as próximas duas fases que tinha feito, já que iria sair naquela hora mesmo. Mas... só duas pessoas foram eliminadas. E eu não estava nessa leva. Um dos eliminados era um menino que nos confidenciou que não falava quase nada de inglês. Como ele tinha chegado nessa fase é uma dúvida que se juntará a: "quem será o próximo marido da Gretchen?".

Próxima fase seria outra dinâmica de grupo, e dessa vez eles nos dividiram em dois grupos. Eu estava no grupo 2, que foi dispensado pra ir comer algo e deveria voltar em 1h. Na volta, as pessoas do outro grupo estavam saindo da sala com uma cara de derrota que me fez gelar! Thus... lá fui eu! Sentamos em círculo e fomos convidados a resolver uma situação:

"Vocês tem 3 poltronas livres na classe executiva, e os seguintes passageiros compraram assentos pra executiva: menor desacompanhado, cliente fidelidade (frequent traveller), casal de idosos que viajava pela primeira vez, grávida, pessoa com a perna quebrada, celebridade, político e ícone religioso. Quem deve ocupar esses assentos que quem vai pra dog class?"

Meu pensamento: PQP! Mas, vamos lá. Um garoto resolveu tomar as rédias da discussão, que deveria durar 20 minutos e teríamos que decidir em consenso. Ele foi meio enérgico e queria porque queria que o frequent traveller fosse na executiva porque ele gerava receita pra empresa. Outras pessoas falavam do político, porque ele podia interferir nas relações comerciais da empresa aérea no país (mente de república das bananas). Outras tavam à favor do ícone religioso... eu só pensando: e se fosse o "Inri Crito? Méu Phái"... eu entrava na discussão pra tentar opinar, mas, tava a maior feira. Até uma hora que usei a voz um pouco mais impostada (obrigado teatro!) e todos fecharam a boca pra me ouvir. Nessa hora eu falei que deveríamos colocar a celebridade, porque ela tem acesso a mídia e pode queimar a companhia, além de ser um risco pra segurança do voo se muitas passageiros quisessem ficar perto dela na econômica, por causa da muvuca; e falei da gestante também, que viajaria muito desconfortável se estivesse na econômica, e pros outros que não fossem de business, ofereceríamos uma outra viagem em primeira classe ou pontos fidelidade. Terminei de falar... e a feira voltou! E falaram, e falaram e ninguém entendia ninguém!

Meanwhile, a egípcia estava chamando as pessoas, uma a uma, em uma pequena mesa pra fazer perguntas diretas. Eis uma boa hora pra ter dúvidas. Ela me pediu pra alcançar um papel que estava colado na parece, na altura de 2,12m. Depois perguntou qual era minha "mother language". Acho que eu tava tão nervoso e inseguro que respondi que "minha mãe falava português, inglês e francês" (fato). kkkkkkk... acho que a mulher nem percebeu que eu tinha viajado na batatinha. Ela me perguntou o que eu fazia da vida e, como todo mundo, ficou instigada quando falei que era ator... basicamente, isso.

No fim das contas, na hora de passar nosso veredito, o menino cheio de iniciativa, mas sem muito respeito pelas opiniões alheias, resolveu ser nosso porta-voz. E ele falou que a decisão do grupo era: frequent traveller, político e grávida. Eu fiz uma cara de "Oqueeeee?" e a egípcia foi pedindo satisfação sobre aquela resposta. Enfim, o menino falou que era um consenso, e a gringa nos perguntou se era um consenso. Todos responderam que não. E ela foi perguntando as respostas individualmente. A minha foi: "I misunderstood my group's decision, and I'm my opinion we should put in the business class the pregnant, the man with the fractured leg and the celebrity". Eu expliquei o porque e aparentemente a Bellatrix mostrou aprovação! Ufa...

Nosso líder revoltadinho foi eliminado. Junto a ele, pessoas que não falaram nada durante toda a discussão e outras pessoas que falaram 'bullshit'. No fim dessa fase, eramos 14 pessoas. E eu tava lá... ainda... sem saber como nem porque, mas, tava! Fomos chamados numa sala, recebemos as congrats por termos chegado até lá, ganhamos um DVD com os videos que havíamos visto no Open Day e uma linda folha timbrada com o logotipo da Emirates em dourado, cordialmente nos convidando para realizar a Final Interview. Daí, rolou a sessão "escolha seu horário para a final interview". Os que eram de outros estados e cidades tinha prioridade. Eu escolhi fazê-la dois dias depois, ás 10h da manhã. Ainda tivemos que preencher nossa solicitação de visto pros UAE - incluindo uma folha que perguntava se estavamos dispostos a tirar outro passaporte, caso o nosso atual tivesse algum selo ou visto para Israel - e alguns outros formulários com informações adicionais. E daí, fomos dispensados... isso já era 20h!

Eu e uma galera ainda fomos no Studio Sanjer para fazer nossas fotos de corpo inteiro e mais fotos para a final interview, num tamanho que é 3x5, ou coisa assim... algo meio incomum. Nessa altura, as olheiras já estavam gritando e a barba dava sinais de ter crescido um pouquinho! Caso precise, esse é o contato deles: http://www.fotosanjer.com.br/#/home . Eles são ótimos profissionais e cobram um preço super justo pelo trabalho (eu achei até barato, pela qualidade final).

DICA#: apesar de eu ter narrado minha saga do assessment day, vale lembrar que eles não são todos iguais. As dinâmicas mudam, as perguntas mudam e as pessoas mudam, isso conta porque muda a forma como você terá de interagir com as pessoas. Vale tentar ter algumas cartas na manga como, por exemplo, pensar com antecedência quais seriam suas respostas pras mais diversas perguntas que podem te fazer numa entrevista.


E depois de dois dias, veio a final interview - segue no próximo post!
Se gostou do post ou tem dúvidas de como rola o processo, só deixar seu recado aqui!
É isso. Vamos voar...










12 comentários:

  1. Não consigo parar de ler sua "saga"!

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  2. Muitooo helpful ;] meu AD tá chegando e foi ótimo ler sobre sua experiência!

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  3. Por que não pode ter visto para Israel?

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  4. Não é que "não pode ter visto"... é que não podia ter visto no passaporte ATUAL. Porque a Emirates voa pra muitos países àrabes, incluindo alguns que tem conflitos religiosos com os judeus de Israel. Então, acho que seria lago só pra evitar problemas, tipo, alguém te acusar de alguma coisa enquanto você estivesse viajando a trabalho por algum país árabe, só por possuir tal visto. Mas, dessa vez que fiz o processo e preenchi os formulários (em 2012) não me lembro de ter visto essa mensagem/ solicitação em nenhum formulário. Vai ver que isso já mudou...

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  5. ola roberto! parabens pelo blog. a minha duvida é com a minha altura 1.92 e a minha idade, 28 anos sabes qual é o limite de altura e a idade maxima para trabalhar como comissario de bordo? obrigado

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  6. Oi Ivo... até onde me consta, não tem limite dealtura (pra cima kkk) tem que alcançar aqueles 212cm na parede, e é isso! 1,92 é alto, mas, você inda cabe no avião! Todos os da Emirates são grandes, então, creio que não tenha problema.

    Idade também não é problema.Não tem limite de idade nem nenhuma restrição. 28 anos, hoje em dia, é um bebê praticamente, né!?kkk

    Fique atento apenas às linguas diferenciadas que eles tão pedindo aos candidatos menininhos.

    E boa sorte!!!

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  7. "Minha mãe falava português, inglês e francês", hahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!
    PQP, como é q vc passou depois dessa.... Tô até mais tranquila agora, rs.
    Adorei seu blog! Bêjo!

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    1. kkkkkkkkkkkkkkkk
      Pior é que fiz isso, meu!
      Ah, ninguém merece...

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  8. uma duvida: quanto tempo demorou todo o processo de entrevista até à final ? Mais de 15 dias? obrigada desde já

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    1. num sabado foi o OD. No outro o AD e na segunda a FI. Tipo, 9 dias?!

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  9. Olá! Adorei o seu blog, e estou me divertindo lendo suas histórias.. rss, além de estar sendo muito proveitoso para mim, já que pretendo fazer o próximo OD no Rio!
    Já li em vários blogs dicas, e tudo mais.. Mas gostaria que se possível, me dissesse o tipo de fotos (tamanhos, quantidade, social, ao ar livre.. quantas precisou levar, para o seu OD e o AD.
    Como sou do interior do Rio, pretendo ficar de vez lá para essas duas etapas se possível! Por isto preciso saber ao certo quais fotos levar, pois será um pouco complicado, caso precise voltar para fazer mais algumas fotos.. Thanks in advance! ; )

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