quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EXAMES MÉDICOS


Caros leitores: já estou em Dubai! Portanto, façam de conta que essa é uma postagem que fala sobre minha fase pré-embarque, tá!? Então tá! Somos indicados a fazer uma grande quantidade de exames médicos antes de embarcar, como: audiometria, exames de sangue, raio X do tórax, as mulheres tem que fazer papanicolau, temos que levar radiografia panorâmica dos dentes e o escambau. E nós, por indicação, temos de trazer todos estes exames conosco.

Eu fiquei numa dúvida cruel sobre o que levar de exames médicos e preocupado se eu iria gastar muito dinheiro pra fazer tudo. Marquei e desmarquei exames na Samplemed (que faz os exames em São Paulo/ capital) umas três vezes. Atormentei um monte de amigos que já estão aqui com minhas perguntas e tudo que ouvia sempre era “relaxa que tudo é mais fácil que parece”.

Agora que estou aqui vejo que tudo é AINDA MAIS FACIL do que eu pensei que seria. De verdade, não precisa sofrer por nada. Os exames serão todos feitos em Dubai. As coisas acontecem da seguinte maneira: quando você começa a semana de apresentação à Emirates e ao plano de treinamento, no primeiro dia eles lhe darão um envelope marrom onde você deve colocar todos os formulários médicos que nós mesmos preenchemos e fizemos upload no portal de candidatos pré-selecionados; colocamos também uma cópia da carteira de vacinação e o formulário que nosso dentista no país natal tem que preencher e carimbar. Esse envelope vai pra clínica da Emirates e se transforma no seu “histórico médico”. Depois, há no mínimo dois dias em que somos levados ao prédio da Emirates onde eles têm uma clínica própria e lá fazem todos os exames. Na verdade, quase todos eles, pois as meninas precisam agendar o papanicolau ou trazer do Brasil mesmo.


Traga:
a)      Employee Pre-employment declaration of health form (Category C)
b)      Appedix 1 – Summary of medical Standards
c)       Appendix 2 – Medical History
d)      Additional Medical documents – atestados e certificados de cirurgias e outras doenças.
e)      Appendix 3 – Vaccination certificate + certificado internacional de vacinação de febre amarela (no Brasil isso é emitido de graça pela ANVISA, nos aeroportos).
f)       Appendix 4 – Certificate of dental health
g)      Para as meninas, o exame papanicolau.
h)      Se puder trazer a radiografia panorâmica dos dentes, traga. Provavelmente não será usada, mas, não é nada muito caro e é meio difícil de achar dentista por aqui.


No segundo dia de apresentação nós vamos ao HQEK (Head Quarter da Emirates – quartel general), somos divididos em grupos e vamos para um setor fazer uma coleta de sangue que é para o governo saber se trouxemos alguma doença contagiosa ou AIDS para o país deles. Depois, no mesmo lugar, também pro governo, fazemos um raio-X do tórax. No dia seguinte, vamos para o andar B1 do mesmo prédio, onde fica a clínica, preenchemos um cadastro e fazemos uma coleta de urina, outra coleta de sangue (essa pra empresa) e uma consulta direta com um médico que também fará exame de vista, nos pesará, medirá altura, irá aferir a pressão sanguínea e perguntar tudo sobre nosso histórico médico. Se você precisar tomar alguma vacina você toma na sala do médico, na hora mesmo, e o valor da vacina é deduzido do seu salário. É isso. Só isso. Acreditem, é tudo muito fácil, simples e extremamente organizado. Eu havia trazido minha radiografia panorâmica dos dentes também, no caso deles pedirem, mas, até agora não falaram nada.


Claro que, se você nunca passou por um check up na vida ou se passou há muitos anos atrás, vale a pena fazer os exames e trazê-los com você, só pra ter certeza de que estará tudo bem quando você chegar em Dubai e não terá nenhuma surpresa desagradável. Ex-comissários de bordo ou aqueles que possuem certificado de capacidade física podem ficar mais tranquilos também, porque os pré-requisitos no Brasil pra ser comissário, em termos de saúde, são ainda mais rígidos do que aqui. Se você passou por cirurgias, tem próteses de silicone ou alguma peculiaridade com relação à sua saúde, não se esqueça de trazer os atestados e documentação médica referente a isso traduzida para inglês – não precisa ser tradução juramentada.  Caso contrário, NÃO PRECISA FAZER OS EXAMES NO PAÍS NATAL, exceto o papanicolau para as meninas.

É isso...
Só falta um pouquinho pra voar!!!

15 comentários:

  1. Posta mais pelo amor de deeeeus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tô publicando...
      até agora foram mais duas postagens!
      Enjoy!

      Excluir
  2. Hello dear,
    Obrigada pelas dicas. Tenho uma dúvida qué vai parecer bem idiota, mas acredite, é importante pra mim.. Como é feito o exame de vista em Dubai? Fiz em São Paulo e eles só pediram pra ler algumas coisas bem pequenas, mas nada daquilo de tampar um olho e tal.. E pela Emirates? Como é?

    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Carolina, desculpa a demora pra responder, mas, realmente o tempo tá corrido aqui! Eu passei a sua resposta "na frente" das outras porque é um tema médico. Bom, o exame é simples assim: eles mandam você parar em um X e ler aquele quadro padrão internacional de letras que deve estar ha uns 5 ou 6 metros de você, sem nenhum equipamento na frente, sem aquela maquina nem nada. Só pedem pra você fechar um dos olhos e ler tudo com o outro. Você faz esse exame para ambos olhos... e é isso!

      Boa sorte Bella!

      Excluir
    2. Roberto, obrigada pela resposta. Tenho certeza e que está corrido aí sim e por isso fico mesmo grata por tirar um tempinho pra responder. Então, nós tampamos um dos olhos com a nossa mão? E é isso? rs

      Thanks dear.

      DOJ: October, 25th :D

      Excluir
    3. Isso minha filha... faz uma conchinha com a mão e depois faz a pirata, cobrindo um olhinho com a mãozinha! Só isso... só isso mesmo! Sem aparelhos ou frescurites = )

      Excluir
  3. se a pessoa tiver hiv tratando e controlado a emirates nao contrata? o governo manda voltar para o pais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um fator reprobatório - você não seria contrado (a); e se forjar seus exames no Brasil (porque você tem que mandar pra eles) você seria deportado ao ser pego no exame obrigatório que teria que fazer ao chegar em Dubai pra pegar o visto de permanência.

      Boa sorte.

      Excluir
  4. primeiro, adoro seu blog e como vc escreve! segundo, tenho uma dúvida em relação aos exames médicos em dubai: Eles vao checar vc inteiro (digo: se vc realmente nao tem cicatriz/tatuagem, pedir pra ficar pelado? haha) vao fazer uma analise do seu corpo? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do médico. Tem colegas que foram checados e outros que só mostraram seus exames. Eu tive que tirar a camisa. Mas é só!

      NAda de "alienigenas analisando cada centimetro do seu corpo"...

      Boa sorte!

      Excluir
  5. Vc saberiam informar o que seria reprovatório nos exames dentais?! Tenho dois dentes extraídos, seria problema?! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter extraído os dentes não é problema. Você só não pode ter "janelinha" visível, né? Seu sorriso tem que ser impecável!

      Boa sorte!

      Excluir
  6. Acha possivel uma transexual bem feminina entrar na Emirates sem contar a ninguem??
    Adoro o blog parabens 👌🏽❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça...

      E seu passaporte? Você vai fazer o que com seu nome masculino do passaporte?
      A resposta, infelizmente, é não. Sua documentação tem de estar compativél com o gênero.

      Agora, se a senhora for operada e tiver seus documentos já com nome feminino, acredito que você nem precise citar qualquer histórico de ser trans.

      Boa sorte!

      Excluir
  7. Oi, Roberto. Bom dia!
    Sabe me dizer mais sobre os exames toxicológicos? Eles ainda fazem exames só de urina e sangue ou passaram a coletar cabelo também?

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Então comente! Diga o que quer saber, o que quer ver para eu colocar aqui no blog.