Se você procura informações sobre o "Assessment day da Emirates", clique AQUI
Se você procura informações sobre a "Final interview da Emirates", clique AQUI
Se você não procura por nada, encontre-se!
Meses atrás eu fiz a prova da ANAC pra comissário de bordo, depois de ter terminado o curso que fiz entre outubro e fevereiro. Mesmo sabendo que não é necessário ter feito o curso anteriormente pra se tornar comissário na Emirates eu resolvi fazê-lo, pra ter certeza se era isso mesmo que queria pra minha vida. Naquelas... todos estavam falando que o mais difícil era a avaliação da ANAC e tal, mas, depois de tê-la feito eu percebi que o mais difícil é realmente esperar que tudo aconteça. Eu terminei o curso em janeiro deste ano (2012) e fiz a sobrevivência na selva no dia 4 de fevereiro que, por sinal, foi a véspera do dia do meu derradeiro Open Day, do dia 5 de fevereiro. Aliás, chamar aquele passeio
(Aprovado na ANAC)
Já pensou que a responsabilidade de centenas de vidas pode estar na sua mão? Uma porta mal fechada pode derrubar um avião. Sério! Um comissário mal treinado pode matar todo mundo durante uma evacuação ou durante uma emergência a bordo. Imagine você servir uma refeição no voo com um ingrediente que você não conhece, o passageiro pode ter um ataque alérgico ... daí, se você não souber como proceder, essa pessoa pode morrer. Imagine um passageiro que entra em pânico durante um voo e contagia outras pessoas, que bagunça que não viraria um voo assim se não houvesse um comissário de bordo pra tranquilizar, informar
Aliás, já parou pra pensar que toda decolagem e pouco são emergências em potencial? Pode haver alguma pane, algum problema, alguma corrente de vendo que desestabilize o avião, alguma adversidade... alguma EXPLOSÃO... e se você não estiver disposto e preparado pra lidar com essas situações muitas vidas podem se perder, incluindo a sua e a dos seus colegas de trabalho. Fora que, ser comissário de bordo é viver no perigo... literalmente... porque a gente trabalha no MEIO DE DOIS TANQUES GIGANTES DE COMBUSTÍVEL ALTAMENTE INFLAMÁVEL! Ou seja, se você for realmente louco pra topar todas essas situações, pelo menos tem de ser um louco responsável pra realizar seu trabalho da melhor maneira possível. E essa mentalidade diferente sobre os comissários de bordo serem mais do que "garçons voadores", eu acho que obtive depois de fazer o curso de comissário. O conteúdo do curso, na escola onde fiz, foi o seguinte:
» Maquiagem
» Psicologia aplicada ao atendimento ao público
» Sistema de Aviação Civil
» Regulamentação da Aviação Civil
» Regulamentação da Profissão de Aeronauta
» Segurança de Vôo
» Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves
» Navegação Aérea
» Meteorologia
» Aspectos Fisiológicos da Atividade do Comissário de Vôo
» Primeiros Socorros na Aviação Civil
» Emergências a Bordo
» Sobrevivência
» Fatores Humanos na Aviação Civil » Combate ao Fogo
» Sobrevivência na Selva e Primeiros Socorros após Acidente Aéreo
» Sobrevivência no Mar
E, fora isso, também tive a parte da sobrevivência
Os custos do curso de comissário variam muito, mas, geralmente são em torno disso:
R$200,00 - matricula
R$1500,00 - curso total (eles geralmente dividem esse valor ou dão desconto pro pagamento à vista)
R$100,00 - material didático (poucas são as escolas que ainda cobram por isso)
R$300,00 - curso de sobrevivência no sítio, digo, selva...
E mais...
R$200,00 prova da ANAC
R$250,00 Avaliação médica pra emissão do CCF - certificado de capacidade física
R$400,00 Exames necessário pra emissão do CCF
O total de gastos vai variar entre R$3.000,00 e R$4.000,00, dependendo da escola de aviação, da região onde realizar o curso e das despesas variáveis. Mas, pensando bem, vale a pena pois o salário inicial de um comissário varia entre 3 e 5 mil reais. Qual é a profissão onde você amortiza os gastos com sua formação após 1 ou 2 meses de exercício da função?! É, ou não é ou não é?! É...
(Empurrando o trolley, já pra treinar!)
Terminado o curso e estudados os simulados, eu fui fazer a prova da ANAC. Das 80 questões, eu errei só 5 e consegui gabaritar dois dos quatro blocos da prova. Achei que tive um bom desempenho, mas, repito: isso aconteceu porque eu estudei por conta! Muitos dos meus colegas de turma que só estudaram durante o curso e só o que foi ensinado no curso foram reprovaram em alguns blocos, e teve gente que foi reprovada em tudo. Então, FICAADICA# estudar por conta é a pedida pra ser aprovado (a) na ANAC.
Se vale a pena? Não sei... pra mim valeu. Atualmente estou trabalhando em um hotel, enquanto aguardo a resposta da EK, e acho que o curso me ajudou muito a conseguir este emprego, pois a selecionadora valorizava alguma experiência/ formação em áreas voltadas a hospitalidade, atendimento e serviço ao público. Achei válido também pra aprender coisas novas, ter uma ideia se é isso mesmo que quer fazer pelo resto da vida (ou por parte dela) e pra ter um plano B profissional. Meu desempenho e minhas respostas durante o processo seletivo da Emirates - principalmente na final interview - também melhoraram por eu estar mais inteirado dos assuntos pertinentes a profissão e conhecer melhor as atividades realizadas dentro da aeronave e durante o voo. Sem contar que eu acredito que isso me ajudará muito a ter um melhor desempenho no curso ab-initial da empresa, quando for pra Dubai...
É isso aí,
Agora é só esperar, pra poder voar...
Ola Roberto. Estava fazendo uma pesquisa no Google sobre o assessment day da Emirates, e encontrei seu blog.
ResponderExcluirSó gostaria de dizer o quão bom eu o achei... Bastante esclarecedor.
Estou agora na torcida pra você receber logo uma resposta positiva!
legal voce ter voltado a escrever !!! sei q vc n eh nenhm desocupado..
ResponderExcluirmas sempre que puder.. venha aqui e poste. hehe
nos leitores agradecemos..
bjos
leonardo
Brigadão Rodrigo! Sempre que puder, vou escrever aqui sim!
ExcluirGostei muito das suas dicas..e espero que vc já tenha conseguido entrar na empresa aérea que vc sonha..um abraço e nos conte se vc conseguiu....;-)
ResponderExcluirGostei muito das suas dicas..e espero que vc já tenha conseguido entrar na empresa aérea que vc sonha..um abraço e nos conte se vc conseguiu....;-)
ResponderExcluirObrigado por comentar Priscila! Conseguir entrar nela, eu ainda não consegui... mas, já tô na porta!!!
ResponderExcluirMuito sucesso pra você!
Adorei tudo muito esclarecedor....
ResponderExcluirQue bom que gostou!
ExcluirVolte sempre pra ler as atualizações...
Parabéns Roberto, adorei também... muito objetivo. Sucesso para voçê!
ResponderExcluirObrigado anônimo... volte sempre!
ExcluirAdorei sus postagem. Atualmente moro no Canadá em um trabalho voluntário em uma igreja (sou teóloga e musicista) e quero voltar pro Brasil em maio e fazer este curso. Você me ajudou a ter certeza de quero isso mesmo.valeu!
ResponderExcluirOi Viviane,
ExcluirQuer dizer então que você é tipo a "noviça rebelde"? kkk
Que legal que você curtiu o post e ele te ajudou a seguir seu sonho. Espero te encontrar pelos terminais da vida, pra gente cantar o "dó-ré-mí", tá bom?!
kkkk
Grande beijo, e boa sorte!
kkkkkkkkkkk então o treinamento foi no sitio cara?? kkkkkkkkkkkkkk que loco; estou adorando seus post's até mais
ResponderExcluirPois é Matheus... foi num sítio mesmo. Um sítio adaptado pras atividades que a gente realiza, mas, não tem nada de "selva" no negócio.
Excluirkkkkk
Oi Roberto, eu tenho 17 anos e tô pensando muito em começar o curso no final do ano, porém tenho medo de não ter uma resposta depois. (preciso de ajuda, será que realmente vale apena?)
ResponderExcluirNo momento, julho de 2013, não vale!
ExcluirAs empresas do Brasil não estão contratando e as que estão contratam poucas pessoas, pra ganhar pouco, e ainda dão preferência pras que tem experiência - como os funcionários advindos da Webjet e Gol.
Então, estude inglês PRA VIDA! E faça o curso quando o mercado nacional estiver mais aquecido!
Boa sorteeee...
Oi Roberto,
ResponderExcluirSou graduada em Enfermagem, morei 1 ano na Austrália e agora de volta ao Brasil procuro algum emprego ( e não quero trabalhar em hospital), estou pensando em fazer o curso de comissária, vc acha que agora é uma época boa para isso, será muito complicado arrumar o primeiro emprego depois?!
Me dá um luz, please?!
Obrigada!
Então Debora,
ExcluirNo brasil a Avianca e a azul estão contratando "a conta gotas". Daí, pelo que me parece, o mercado está meio "devagar" pra quem quer entrar, porque essas empresas ainda estão absorvendo os profissionais que sairam da TAM e da GOL nas ultimas demissões em massa.
Acho que as empresas internacionais são uma melhor opção nesse sentido, no momento. Mas, se você tem a grana pra investir do curso e "nada a perder", tente! Você tem um bom diferencial, com o curso de enfermagem... ainda assim, aparência e desenvoltura contam "MAIS" pra essa profissão!
Boa sorte!
Olá, Roberto! Sou professora de artes no município do Rio, e já tenho vontade de fazer o curso de comissária de bordo faz tempo ,mas agora como servidora eu tenho garantia ,e já tenho 28 anos, tenho inglês fluente e acredito que tenho o perfil certo. Gosto muito de viajar e estudar línguas. E ser professora não é fácil. Enfim a pergunta é : valeria a pena largar um emprego público para trabalhar como comissaria? Sendo que teria a possibilidade de ter que largar tudo e morar em outro lugar.
ResponderExcluirLuciana,
ExcluirMinha irmã mais velha é professora. MULHER, sai dessa! hahahahahah... eu sei que a paixão pelo que você faz te motiva, mas, é um emprego que você pode conseguir a qualquer momento/ estágio da sua vida - é só passar no concurso público de novo! Chances não hão de faltar.
Mas, comissário tem que ser, preferencialmente, novo. Então, te diria pra tentar isso agora. Financeiramente, compensa E MUITO. O estilo de vida é legal também, mas pra trabalhar por 4 ou 5 anos - mais que isso, o corpo começa a adoecer.
Pra entrar na Emirates, especificamente, você não precisa do curso de comissária. Leia as postagens aqui no blog e você vai se inteirar de tudo. Se quiser ser comissária no Brasil... bem, eu acho mais complicado. Há menos vagas, o salário é menor e você não conhece assim TANTOS lugares.
Eu sugeriria a você tentar a Emirates antes de fazer o curso de comissária e tentar uma Cia nacional. Vai que dá certo!?
Boa sorte
EU TENHO 35 ANOS TEM COMO EU ENTRAR PARA COMISSARIA AINDA, EU NAO SEI INGLES, TERIA QU ENTRAR NUM CURSO E ME EMPENHAR EM UM ANO PRA APRENDER...AGUARDO RESPOSTA...BJS
ResponderExcluirColega, se você descobrir um jeito de ficar fluente em inglês em um ano, compartilha com a gente. Como sempre, depende mais da sua aparência do que da sua idade pra se tornar comissária. Tenta ... o não você já tem! Busque o SIM!
ExcluirBoa sorte!
Fala Roberto tudo bem ?
ResponderExcluirEstava pensando em fazer o curso de comissário de bordo em janeiro de 2016, você acha que vale a pena? Que consigo emprego rapidamente?
Não, não consegue emprego rápido não. Só faça o curso de você estiver disposto (a) a perseverar pra conseguir chegar onde você quer.
ExcluirRoberto, você conhece algum material apostila ou livro para estudar para o exame da Anac sem precisar fazer o curso? Seria possível fazer somente o curso de sobrevivência, você já ouviu falar disso?
ResponderExcluirLili
Isso não existe Lili,
ExcluirÉ exigência pra fazer a prova da ANAC ter realizado o curso presencial ou à distância; além dos exercícios de sobrevivencia.
Boa sorte!
Como faço pra ser comissário na Emirates
ResponderExcluirLê outras publicações do blog e descobre!
Excluir