quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PREPARAÇÃO PARA O EMBARQUE - COMO PASSAR UM CAMELO PELO BURACO DE UMA AGULHA


Galera, eu peço desculpas pelos meses que fiquei sem escrever, porque estava com a vida cheia de atividades. Estava atuando no musical Avenida Q, estudando e tentando dar o máximo de atenção aos meus amigos e família antes da pic-despedida que estaria por vir, portanto, esta postagem é retroativa. Já estou em Dubai, mas faz de conta que eu ainda não tinha chegado aqui, tá! Só pra manter o clima de novidade das coisas.


(Faltando 1 dia para meu embarque)

Acho que todo mundo já ouviu aquela expressão: “passar um camelo no buraco de uma agulha”. Bem, meus caros amigos, foi mais ou menos isso que tive que fazer pra arrumar minhas malas. Desde sempre eu tive MUITA roupa e MUITOS pares de sapato. Não estou falando de roupas caras ou grandes marcas, mas, gosto de ter opções e variedade. Fora isso, em maio desse ano eu havia ido para Miami, o grande paraíso das compras, então, estava carregado de novidades e afins.

O grande problema é: como colocar sua vida em apenas duas malas de 32Kg cada? Isto porque brasileiros ainda tem essa vantagem de poder levar duas malas de 32Kg cada – para os outros países o limite de bagagem é de apenas 50Kg ao todo. Comecei fazendo uma lista com todas as coisas que precisaria colocar nas malas e aos poucos fui separando tudo em casa, até que na terça-feira que antecedia meu embarque eu parei e fiquei o dia todo arrumando as malas.

Trouxe um terço do meu guarda-roupas com roupas de frio e de calor, 10 pares de sapato/ tênis, cuecas, meias e um monte de coisas mais. Trouxe, por exemplo, uns 300ml do sabonete líquido de casa, kit de costura, papa bolinhas (pra tirar bolinhas de roupas – porque não tem isso em outros países, a não ser no Japão e na China), meu joystick, entre muitas outras coisas. Muitas coisas eu admito que trouxe de trouxa que sou! Tipo, trouxe caderno, estojo, canetas e afins e isso é vendido em qualquer mercadinho daqui. Kit de costura também vende em todo lugar.

Tem umas coisas que são legais de trazer e eu trouxe de casa, como gel de cabelo (o daqui é fraquinho se comparado ao gel-cola que temos no Brasil), meia social (aqui custa caro) e comidinhas tradicionais: farofa, chocolate granulado e forminhas pra brigadeiro (leite condensado daqui é igual, inclusive dá pra ver no rótulo que ele é feito no Brasil), guaraná, achocolatado em pó (se você gosta de toddy ou nescau), chocolate bis, chinelo havaianas, biscoito traquinas, feijão. E antes de trazer algum produto que você gosta, veja o nome da empresa fabricante, pois a Unilever, por exemplo, tem os mesmo produtos aqui também. Estou lavando minhas roupinhas com sabão OMO e amaciante Confort - também tem dawny, uso sabonete lux, meu shampoo é elseve (tem seda também, mas tem outro nome), escovo os dentes com colgate, meu desodorante é dove, meu creme de barbear e lâminas são da gillete, e por aí vai. Sim, aqui tem leite normal, sucos, cereal matinal, arroz, camisinhas (eu achei que não iria ter por ser um país muçulmano), molho de tomate pronto, macarrão, manteiga, pão, queijo, enfim, tudo o que a gente consome normalmente. O setor de hortifruti é meio caro, tipo, 19 dirhams um kilo de tomate (isso dá uns R$11,00), mas, todos os tomates são perfeitos – nem precisa escolher – e é preciso lembrar que estamos no deserto. Dubai é uma cidade bem cosmopolita, então, acaba tendo tudo de todo lugar e os mercados são iguais aos carrefours ou walmarts que temos perto de casa. Não falta nada!

Uma lista básica do que trazer seria:
- Roupas de frio: blusas, camisetas, calças, cachecóis, luvas, meias quentes, gorros, tocas...
-Roupas de calor: bermudas, camisetas, regatas, saias (para as mulheres)...
- Sapatos para frio e calor
- Roupas de banho (sunga, bermuda, biquíni)
- Documentos, passaporte e visto.
- Comidas tradicionais
- Produtos de higiene pessoal e medicamentos
- Perfumes/ óculos/ cremes/ acessórios em geral.
- Equipamentos eletrônicos (câmera, laptop, celular – aliás, certifique-se de que seu celular seja desbloqueado antes de chegar aqui).
Depois vem a parte de brincar de quebra-cabeças pra colocar todas essas coisas juntas dentro das malas. Foi um super exercício de organização espacial. Usando uma balança portátil eu fui pesando as malas até elas atingirem os limites de peso que eu poderia carregar. Uma loucura! Trouxe tanta mas tanta coisa... que agora fico olhando e me perguntando, pra que tanto, José? Pra que você trouxe tanta coisa pro deserto? Seu louco...

Mas, tá tudo bem. Meu maior conselho, nesse sentido, é: na dúvida, não traga. Você encontrará tudo o que precisa e o que não precisa para viver em Dubai, por preços geralmente acessíveis.

Por fim, tem a expectativa de saber logo onde vai morar e receber as primeiras planilhas de programação das coisas. No portal de candidatos pré-selecionados há um campo de “travel arrangements”, onde UM DIA vai aparecer a mensagem do local onde você vai morar e quem vai te transportar pra lá. No meu, o local onde eu moraria só apareceu 3 dias antes do meu embarque, ainda a tempo de evitar que eu morresse de curiosidade. Mas, onde morarei (estou morando) e como as coisas estão por aqui são cenas dos próximos capítulos dessa minha pequena saga pelo mundo.


(Você sabe onde eu vou morar? Nem eu ...)


Espero te ver mais vezes por aqui.
É isso aí. Malas prontas, só esperar pra voar!

8 comentários:

  1. desculpa a ignorancia... mas vc diz roupa de frio. qual a temperatura do frio dae?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui frio é 25 graus C. Me refiro ao frio que irá encontrar nos outros paises quando fizer layovers...

      Excluir
  2. Simplesmente sensacional Roberto.
    Li todo seu blog foi uma das primeiras fontes de informação sobre o processo da Emirates. Ao mesmo tempo em que é bem detalhado, tu consegue ser claro e objetivo! E mais que tudo, inspirador. Uma bela história de foco, e persistência em saber conquistar aquilo que se sonha.
    Eu estou no começo da minha, e sei que certamente conseguirei. E quem sabe não tão distante assim, possamos voar juntos!
    Parabéns pela ajuda que da a todos que lêem esse blog, e parabéns por sua conquista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu dear!
      Quem sabe a gente não voa juntos bem em breve!

      Muuuuito boa sorte pra você, e senta a púa!

      Excluir
  3. Oi Roberto! Ainda não li tudo, mas tô achando o seu blog sensacional.
    Estou num dilema. Assim como vc, eu também sou atriz. Mas estou prestes a largar tudo por causa da dificuldade da profissão. São anos de estudo, aulas de interpretação, canto, dança e não tenho retorno nem profissional e muito menos financeiro. Enfim...
    A minha pergunta é: se eu colocar no currículo que eu sou formada em Artes Cênicas, a Emirates vai achar que eu não tenho nada a ver com a função de comissária e que eu poderia usar minhas habilidades pra criar um "personagem" na entrevista? Ou seria melhor ocultar essa informação e só colocar no cv os trabalhos de Turismo que eu já realizei? Mas dessa forma eu não teria nível superior. Oh Lord! São tantas dúvidas!
    Desculpa por escrever muito. Mas eu tô em crise aqui.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola "atriz anônima"...

      Fia, eu acho que qualquer coisa que você colocar no seu curriculo vai ser válida. Eles gostam de gente com espírito de liderança, criatividade, postura e gente "outgoing" (fugiu a palavra em português). Mostrando isso, tá valendo! Pra mim funcionou... e eu falei desde o começo que era ator. Eles até se impressionaram e me "marcaram" por conta disso.

      Boa sorte!

      Excluir
  4. Oi Roberto! Olha sou um daqueles anônimos que por acaso descobrem um blog super bacana por puro acaso e torna-se fã imediato do blogueiro... ;) Juro que li todo o seu blog desde que o encontrei pela web. Sou fascinado por aviação e sempre quis ser comissário. Parece piegas mas, infelizmente pela minha condição financeira e outras coisas ainda não pude realizar esse objetivo. Coisa do tempo sabe? Espero que logo eu possa chegar até ai também... você se tornou uma inspiração constante para mim e fiquei felicíssimo por você já estar em Dubai! Não pude me conter... quando voltei aqui hoje e vi que você havia postado já de DXB e praticamente um cabin crew da EK! Só posso desejar muitas aventuras pelos céus mundo afora! E claro, vou estar sempre aqui do outro lado lendo fielmente todos os seus posts e comentando para os meus amigos que também querem ser comissários o quão feliz e esperanço(sos) você me(nos) torna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo (coloca o nome da próxima vez) ...

      Amigo, se o problema é ser pobre - junte-se a mim! Não se engane pelas fotos viajando pra lugares bacanas ou vivendo experiências legais: EU tive que trabalhar loucamente como se não houvesse amanhã pra pagar por tudo isso! Eu tive que estudar muuuuito mais do que todos os meus amigos, pra conseguir bolsas de estudo em todos os lugares em que quis aprender algo. Eu tive que estudar inglês numa escola mais baratinha e estudar loucamente como se não houvesse amanhã por conta pra melhorar meus skills e chegar onde estou chegando.

      Ou seja, se eu consegui, você também consegue!!! Foco, força e estude muito que você chega lá também. E um pouco de sorte, que sempre ajuda = )

      Abração!

      Excluir

Gostou do Blog? Então comente! Diga o que quer saber, o que quer ver para eu colocar aqui no blog.