terça-feira, 15 de janeiro de 2013

RECONFIRMAÇÃO DE INTERESSE


E o ano passado acabou (claro, né, senão ele ainda seria esse ano! abstrai minha burrice) e 2013 começou, e cá estou eu ainda a esperar respostas, porém, com algumas novidades. Boas novidades, I mean. Há mais ou menos uma semana eu recebi um e-mail feliz que me perguntava se ainda tinha interesse em trabalhar para a Emirates. Vou colocar o conteúdo do e-mail logo abaixo apenas por ser possível encontrá-lo disponível em outros lugares da internet. Esse que estou mostrando aqui é apenas o fruto de um Ctrl C + Ctrl V:



"We are pleased to finally be back in contact with you following your earlier application to us for the role of Cabin Crew. It has been some months since we communicated with you in regards to your application that was placed on hold, and during this time the Company has been continually monitoring and analyzing our staffing requirements. We are now in a position where we may be able to move forward with booking some applicants into training courses in the next 4-6 months. Please note that at this stage there is no definite confirmation of an exact date. We do wish to stress as well so there is no confusion, that this communication to you is not an offer of employment by Emirates.

The first step in our planning is to determine whether you wish to be considered again for the role of Cabin Crew with our airline and whether you would be available to potentially join an entry course later this calendar year.

Please send a reply to the email address XXXXXXXXXXXXXX stating that you are still interested in joining in the role of Cabin Crew. You will also need to complete a new Image and Uniform Declaration Form as attached and send current full-length and casual photos. Once we have received your reply with the declaration forms and photos, we will review your file once again and then advise you of the next steps in the process. If we do not receive a response by 31st January 2013 we will close your file.

Thank you again for your initial interest in a Cabin Crew career with Emirates."




Qué dizê, isso pode indicar que minha saga pra ingresso na empresa aérea dos meus sonhos pode estar próxima a dar lugar à saga de treinamentos e à saga da "vida de comissário" em si. Tomara, né! Tô merecendo isso. Fui um bom menino em 2012, não abusei do álcool, paguei todas as minhas dividas (não é mesmo, Santander!?)  e não deixei a peteca cair durante essa espera!

Agora eles estão pedindo pra enviar fotos atuais e o formulário de imagem e uniforme, que pede pra apontarmos onde temos tatuagens e cicatrizes, pra atualizar as informações que eles tem da gente e assim poder dar continuidade no processo seletivo. O formulário que fala das tatuagens é o mesmo que preenchi no dia do meu assessment day, depois de passar por todas as fases. Acaba sendo apenas uma reconfirmação mesmo:



Pra ser aceito como comissário você não pode ter tatuagem ou cicatrizes nas áreas brancas dessas imagens (a da esquerda pra mulheres, a da direita pra homens) ou se tiver, tem de estar disposto a remover. Simples assim, e sem exceções de nenhum tipo. Pode ser o príncipe do Egito (que, por sinal, sendo falante de árabe até teria alguma vantagem competitiva) mas, tendo tatuagem ou cicatriz aparente, não passa no processo seletivo. Nem pode usar bandagens ou acessórios pra camuflar.

Como precisava enviar fotos atualizadas, entrei em contato com a Marli do estúdio Foto Sanjer pra fazer novas fotos casuais e pra ela disponibilizasse umas fotos casuais no estúdio que tinha tirado há algum tempo atrás. Como sempre, ela foi muitíssimo prestativa e agendou as fotos para o dia seguinte, pois ela acompanha minha espera e queria me ajudar a fazer tudo o mais rápido possível. Não preciso nem dizer que as fotos ficaram ótimas e foram aprovadas pela agente da Flyright de cara, e então, pude enviar minha reconfirmação de interesse pra Emirates. Aliás, mesmo pra quem ainda não tem intenção de ir de cara para o processo seletivo da Emirates, vale a pena ter as fotos tiradas por profissionais como os da Foto Sanjer, porque eles sabem exatamente o que as empresas buscam ao olhar sua foto do currículo, e eles te direcionam precisamente durante as fotos pra que o resultado seja superior ao esperado. Além disso, na primeira vez que fui lá, o Carlos (que também é fotografo de lá) me deus dicas valiosíssimas de como organizar meu currículo, como me portar na seleção e o que eles esperam normalmente. Um trabalho sensacional! As fotos que enviei foram essas:

(Olha eu)

(Eu de novo!)

(Mais um pouco de mim)

Só um adendo: não é necessário em nenhuma parte do processo seletivo (pelo menos até o momento - janeiro de 2013) que você mande para eles fotos com roupa casual tiradas em estúdio. As fotos casuais tem de ser ao ar livre ou em ambientes realmente, como o próprio nome pede, casuais. Casual não quer dizer "qualquer lugar", né, pelamor. Vale o bom senso pra evitar fotos onde você tá com cara de gremlin, fotos na night, lugares do pecado ou ainda onde você não esteja vestido (a) de forma cristã.

(Um close de mim)

(Depois da chuva)

(Fazendo o oriental dos olhos puxados)

Fora essas fotos, precisava mandar uma foto de terno também, mas, no dia em que fui tirar as fotos eu simplesmente "esqueci" que tinha que ir de terno. Nesse momento, nosso amigo photoshop, criador de ilusões, entrou em ação. Façamos o jogo dos 7 erros entre a foto da esquerda e a foto da direita:

(Encontre as diferenças)

É, no final das contas, as duas fotos são a mesma. Mas, nosso amigo photoshop ajuda aos preguiçosos! Nossa, eu tava reparando, eu tenho um braço maior que o outro!? kkk ... ou eu tava muito torto nessas fotos, mas, é a vida.

Agora, pra variar um pouco, a coisa é esperar. Mas agora eu já tenho uma perspectiva melhor. tenho meus planos B e C também, ou seja, se a resposta não vier logo, talvez esse blog passe a ser destinado apenas às viagens que eu fizer de férias. Vai saber!? Ainda estou esperançoso e com um bom sentimento de que agora tudo dará certo e esse empasse todo vai acabar. I'll keep you posted do que puder ser divulgado abertamente. Aliás, só pra ficar claro, só estou colocando essas informações aqui porque elas podem ser encontradas em diversos fóruns de comissários que tem pela internet à fora; de outra forma, sempre tomem cuidado com o que pode e o que não pode ser divulgado por aí e o que é informação restrita da empresa. Ficaadica#

É isso aí, vamos esperar pra voar.













9 comentários:

  1. HAHAHA adorei o jogo dos 7 erros!
    aeee, to muito torcendo pra ti!
    E eu tambem estou me preparando cada vez mais pra minha proxima entrevista na Emitates !!
    as fotos ficaram otimas!
    abraaço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi minino, tudo bem contigo?

      Você fez as fotos no Sanjer?

      Eu dei uma passada em RC esse ano, na volta de um passeio ao museu da aviação de São Carlos. Tirei a foto na torre eifel!kkk... vou postá-la depois.

      Abração menino!

      Excluir
  2. Olá Roberto! Tudo bem? :)
    O meu nome é Cátia e escrevo directamente de Portugal!
    Achei o blog muito interessante e gostei de ler a tua experiência com a Emirates. Entretanto já recebeste alguma novidade!?
    Eu decidi arriscar e fui a um open day que eles fizeram em Lisboa este mês. Passei até à final interview que foi a semana passada, agora estou no modo "tricotar" como tu. eheh. A espera da golden call. vamos ver...

    Tenho que admitir que na FI estava um pouco nervosa. Consegui responder com alguma facilidade às questões, mas os nervos fizeram com que eu não falasse tão fluente como costumo. Espero que isso não me prejudique e que se tenham interessado pela minha experiência de trabalho... :/

    Uma questão que gostava de te colocar: sabes quantas pessoas eles contratam apois a FI? É que havia tantaa gente!! Para a FI ainda fomos uns 30! :/

    Beijinhos,
    Cátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. êeeee... parabéns por ter ido até a FI, Catia!
      Só falta agora aquele empurrãozinho da sorte (e do "fator Emirates" - desconhecido) pra você poder botar vosso corpinho pra voar! kkk

      Eu francamente acho que eles suuuuper entendem a pessoa estar nervosa na FI. Na primeira vez que eu fiz, me caguei todo em algumas coisas porque estava nervoso. Eu meio-que-tipo-quase-passei! Mas, Allá trabalha em mysterious ways!

      Acredito que não haja um "limite pra aprovações". Principalmente para as mulheres! Quantas eles puderem aprovar é o tanto que eles aprovarão. Agora para os rapazes, acho que as perspectivas atuais (Fevereiro de 2013) não são assim tão esperançosas e amplas.

      Espero que dê tudo certo pra você! E não esquece de voltar aqui e me avisar quando seu status mudar, ou sua GC vier!

      Beijão, e muito boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas! Assim que eu tiver novidades eu venho avisar-te sim! ;)
      Quanto à tua situação, não desesperes porque o mais importante já sabes: vais entrar! Agora é só uma questão de esperar para saber quando! Quem sabe ainda nos encontramos no Dubai! eheh *

      Excluir
  3. Ai, Roberto! Estou acompanhando teu blog, torcendo para que dê certo! Sempre venho aqui pra ver se tem alguma novidade! Não deixa de atualizar, por favor!!

    Me responde uma coisa?????? Tenho me preparado muito(inglês, meu italiano, etc.) pra ir para o próximo open day da Emirates, mas aí, vendo o grupo da Fly Right no Facebook vi uma coisa que tá me tirando a paz... Lá diz que quem vai se formar em 6/9/12 meses não deve se inscrever porque faz parte da política da empresa não empregar esse tipo de pessoa. Bem, eu estou no quinto período, não faço questão de terminar o curso, e agora estou com esta duvida! Vi em um dos teus posts que na sua FI, se não me engano, você tinha trancado a faculdade, alguma coisa do tipo, não foi? Você sabe me informar algo a respeito? COMOFAZ, tranca a facul ou desiste logo dela pra tentar passar pela seleção de nossa tão amada emirates?
    Me ajuda? =] Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol,
      Brigadão pelas visitas!

      Te respondo uma coisa sim... essa recomendação para que a pessoa termine a faculdade primeiro e depois vá fazer o processo seletivo é especificamente pra aquelas pessoas que pretendem se formar primeiro, e depois embarcar pra Dubai. É, em miúdos, um aviso de que eles não vão esperar todo esse tempo - você terminar a faculdade - pra depois trabalhar pra eles.

      No caso de você teria que desistir do curso, porque, não sei como é na sua faculdade mas, no Mackenzie só podia trancar 2 semestres (1 ano), depois é considerado desistência. Mas, dependendo da sua idade, vale a pena se formar primeiro e tentar ir daqui ha um ano ou um pouquinho mais porque, convenhamos, quando você voltar de Dubai, precisará de uma profissão! E a Emirates vai continuar precisando de funcionários - lembra, lá em Dubai só tem areia e calor: gente é artigo importado!kkk

      Eu desisti da faculdade porque não gostava da universidade e estava em conflito com meu curso, mas, com certeza pretendo fazer faculdade de alguma coisa - assim que eu descobrir o que! kkk

      Se quiser conversar com isso e quiser que eu te conte sobre meus arrependimentos, é só falar! kkk

      Bjooo

      Excluir
  4. Ai, Roberto! Estou acompanhando teu blog, torcendo para que dê certo! Sempre venho aqui pra ver se tem alguma novidade! Não deixa de atualizar, por favor!!

    Me responde uma coisa?????? Tenho me preparado muito(inglês, meu italiano, etc.) pra ir para o próximo open day da Emirates, mas aí, vendo o grupo da Fly Right no Facebook vi uma coisa que tá me tirando a paz... Lá diz que quem vai se formar em 6/9/12 meses não deve se inscrever porque faz parte da política da empresa não empregar esse tipo de pessoa. Bem, eu estou no quinto período, não faço questão de terminar o curso, e agora estou com esta duvida! Vi em um dos teus posts que na sua FI, se não me engano, você tinha trancado a faculdade, alguma coisa do tipo, não foi? Você sabe me informar algo a respeito? COMOFAZ, tranca a facul ou desiste logo dela pra tentar passar pela seleção de nossa tão amada emirates?
    Me ajuda? =] Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberto,

    Adoro o seu blog e tem dicas otimas para o processo de recrutamento da Emirates, Parabens :)

    Estou com umas pequenas dúvidas, eu fui à FI dia 12 Fevereiro em Lisboa e até agora o meu estado no site da Emirates continua em Under Review e algumas meninas já têm AIP. Achas que isto pode ser mau sinal?

    Obrigada :)
    Se poder adiciona me no Facebook. Boa sorte para si e vá dando mais noticias sobre o seu processo..
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Então comente! Diga o que quer saber, o que quer ver para eu colocar aqui no blog.