quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

EMIRATES - OPEN DAY (2010)


Pra quem esta chegando agora...


Essa é a primeira fase do processo seletivo de comissários de bordo da Emirates, e aqui nesse blog você verá duas descrições de Open Day: uma de 2010 e uma de 2012. As experiências que posso contar deles são bem diferentes, então, vou começar pelo de 2010.


(O lugar onde foi realizado o Open Day)

Esta fase do processo seletivo aconteceu no hotel Intercity Ibirapuera, em São Paulo, mas eles também fazem o processo seletivo em outros estados. No total, são 3 fases: Open Day, Assessment day e Final Interview. Passando em tudo, você recebe a "golden call" que informa que você foi aprovado e está sendo convocado pra fazer seus exames médicos e, se aprovado, você vai pra Dubai fazer seu treinamento e daí sim, voar. Detalhe importante: tudo, absolutamente qualquer comunicação, deve ser feita em inglês. É legal que seu inglês seja no mínimo suficiente pra que você consiga se comunicar sem dificuldades.

Neste OPEN DAY eles informaram que deveríamos chegar lá ás 9h00 da manhã "sharp" (em ponto). Onde eu fiquei sabendo que teria esse Open day? Por informações vindas de um amigo - tá tudo explicado no post anterior - mas, se você também quer saber quando, onde e como, basta acessar esse link: http://www.flyrightintl.com/eventos.html Esse é o site da empresa
FLYRIGHT International, que faz a pré-seleção dos candidatos para que, quando os selecionadores da própria empresa venham ao Brasil eles já encontrem um pessoal razoavelmente com perfil para a coisa.

(Minha foto 5x7 em 2010)

No OPEN DAY você não precisa fazer inscrição. Basta aparecer no local que eles indicarem com um curriculo em inglês, duas fotos 5x7 com você de roupa social e sorrindo, duas ou mais fotos casuais onde você esteja sorrindo, e muito, mas MUITO BOM SENSO! Porque, misericórdia... não preciso comentar que a gente tem que ir de roupa social, né? Meninos de terno, meninas (eles preferem) de saia, coque no cabelo. Essas fotos "casuais" não devem ser fotos "sensuais", tipo, podem ser indoor ou outdoor, mas, tem que estar com roupas! Não roupa de banho! Não tanga! Não canga no corcovado!

Ao chegar lá, todos ficam pelo saguão do hotel aguardando o chamado dos profissionais da Flyright. Depois, eles convidam as pessoas a entrar em uma sala pra assistir a alguns videos e uma mini lecture explicando alguns pontos da vida em Dubai e da profissão de comissário de bordo. Eles também abrem pra perguntas e respostas. As vezes a sala onde acontece as pic-palestras fica bem cheia, então garotos, é de bom tom dar lugar para as senhoritas se sentarem. É um item que eles podem considerar (who knows?!).

Depois, todos são convidados pra formar uma fila pra entrega de currículos, fotos e as mini entrevistas ou avaliações. Há pessoas que são chamadas pra ler um texto, outros pra fazer pequenas redações em inglês, outros pra responder questões. Eu respondi questões - eram umas 8, de múltipla escolha, e mais umas 4 de interpretação de um pequeno texto sobre Dubai. Eles te fazem perguntas como "qual sua idade?", "com o que você trabalha?", "com quem você mora" ... pra mim, perguntaram "porque você quer se tornar comissário de bordo?"". Respondendo isso, eles sorriem e dizem que vão te mandar um e-mail com a resposta.

No dia em que fiz especificamente, em 2010, como não havia mais que 90 pessoas assistindo a palestra, eles já pediam pra os pré-aprovados aguardarem lá mesmo e, no final, nos chamaram dentro da sala de reuniões novamente e nos passaram a informação da aprovação. Não grite, ou pule, ou chore (ainda) ... essa foi apenas a primeira fase! Eles passam mais algumas coordenadas sobre a próxima fase e, beijo-outro-tchau! Volte na próxima fase...

Quando tem muita gente eles optam por mandar as respostas por e-mail (aliás, é como eles fazem agora!). E você recebe um e-mail cordial lhe convidando pra próxima fase do processo seletivo, informando o que você deve providenciar e onde ir.

Nesta fase evite: ir muito bagunçado, não levar algum dos itens que citei anteriormente, ir com roupas curtas ou decotadas (os EMIRADOS tem por religião o Islamismo, imagina o que eles vão pensar do seu decote sensual! ui-ui-ui) e dar uma de louco e resolver perguntar em português. Eles, muito educadamente vão te dizer "pardon" até você falar em inglês. Se teu inglês não tá dando nem pro intermediário, então, é melhor se aplicar e tentar novamente quando estiver podendo. Lembro de uma moça que era o exemplo de tudo o que não deveria ser feito: ela estava com um tailleur decotado, uma saia apertada que deixava ela parecendo um daqueles provolones de padaria, com a calcinha marcando, excesso de maquiagem, um cabelo totalmente despropositado (não encontrei um termo melhor!), tinha passado "rouge" como se não houvesse amanhã e ainda, pra completar, não falava nem "the book is on the table" ... não preciso dizer que nunca mais a vi, né!

De resto, essa fase é bem tranquila. Não que as outras não sejam, mas, o pessoal da Flyright é muito especial, atencioso e nos faz sentir confortáveis com toda a situação.

Se gostou do post ou tem dúvidas de como rola o processo, só deixar seu recado aqui!
Boa sorte!
É isso! Vamos voar...




Um comentário:

  1. Roberto, vou começar a me preparar para OD de 2015 já à partir desse semestre e usarei o seu blog (o melhor que encontrei) para me ajudar nessa jornada! Durante esse tempo provavelmente terei muitas duvidas e gostaria de saber se você estaria disposto a me "guiar" rsrsr! Agradeço desde já!

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Então comente! Diga o que quer saber, o que quer ver para eu colocar aqui no blog.